Concerto de cordas inspira "viagem” com viola caipira

Para Bruno Sanches, estar no palco tocando com a orquestra é importante, pois mostra seu instrumento em um repertório mais erudito

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 05/06/2016
Horário 11:18
 

Hoje, o Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Centro Cultural Matarazzo, será palco do Concerto de Cordas da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, tendo como convidado Bruno Sanches, 28 anos, evidenciando a viola caipira/brasileira. A apresentação será às 19h30 e tem entrada franca, uma promoção do governo municipal, por meio da Secult (Secretaria Municipal da Cultura) de Presidente Prudente.

Para Bruno, que é professor de viola da escola, mas está afastado por conta do mestrado que está fazendo na USP (Universidade de São Paulo) em Etno Musicologia, "como músico, estar no palco tocando com a orquestra de cordas é muito importante, pois mostra a viola caipira num repertório mais erudito".

Jornal O Imparcial Bruno Sanches, convidado especial para apresentação de amanhã no Paulo Roberto Lisboa

"Tocaremos de clássicos da música sertaneja, a Beatles, Johann Sebastian Bach. Ou seja, repertório bem eclético mostrando a versatilidade da viola brasileira. Acho importante também para os alunos, pois há muitos compositores brasileiros, mas os grupos de cordas tradicionalmente tocam mais o repertório europeu então essa vivência, inclusive com compositores vivos, como o professor da USP Ivan Vilela, é interessante", ressalta Bruno.

O instrumentista diz que a expectativa é de que as pessoas possam ir ao teatro para apreciar esse espetáculo musical em um espaço bom e confortável.

 

Grupo de Cordas


Atuando a pouco mais de dois anos sob orientação dos professores de violino Francis Lúcio Auresco, Winnie Coitino e Anelise Chamorro, de violoncelo Júlio Possette e de contrabaixo Luciane Canziani, o grupo vem desenvolvendo um repertório diversificado com ênfase aos grandes compositores estrangeiros e brasileiros, como Guerra Peixe, Ernani Aguiar, Antonio Madureira, Vila Lobos.

E neste semestre os instrumentistas têm a oportunidade de somar a sonoridade da viola brasileira de Bruno Sanches à orquestra de cordas em um concerto que apresentará principalmente obras de compositores nacionais e clássicos para as cordas.

 

No repertório

O público será presenteado com clássicos da música caipira, como "Saudade da Minha Terra" (Goiá e Belmonte); da música pop, "Norweegian Woods" (Lennon e McCartney); da MPB (Música Popular Brasielira), "Senhorinha" (Guinga); e da música europeia, "Prelúdio da Suite I para Violoncelo (J. S. Bach).

E ainda ouvirão um repertório específico de orquestra de cordas com peças como "Mourão" (C. Guerra-Peixe) e "Brook Green Suíte" (Gustav Holst).

Bruno Sanches interpretará, à viola de dez cordas, composições e arranjos próprios para viola solo, bem como músicas orquestradas para o instrumento e grupo de cordas. Tais orquestrações, feitas por Renato Kefi, têm como arranjador de base o violeiro Ivan Vilela.

 

SERVIÇO


AOS INTERESSADOS

O Concerto de Cordas ocorre hoje, às 19h30, no Centro Cultural Matarazzo, que fica na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes, em Presidente Prudente. A entrada é franca.
Publicidade

Veja também