Congresso de pedagogia reúne 170 educadores até amanhã em PP

Evento, iniciado ontem, conta com mesas-redondas, apresentações culturais, minicursos e conferência; objetivo é definir novo currículo de ensino da rede municipal

PRUDENTE - Da Redação

Data 12/07/2018
Horário 12:36
Secom/Patrícia Mota - Abertura oficial do evento ocorreu na noite de ontem, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Matarazzo
Secom/Patrícia Mota - Abertura oficial do evento ocorreu na noite de ontem, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Matarazzo

Segue até amanhã, durante todo o dia, com atividades na Toledo Prudente Centro Universitário e no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, o Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: em defesa da escola pública e democrática em tempos de projetos de escolas sem partidos. O evento, promovido pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Seduc (Secretaria Municipal de Educação), conta com apresentações de trabalhos e culturais, mesas-redondas, exibição de filmes e debates, lançamentos de livros e conferência, além de minicursos.

Conforme a organização, são 170 inscritos, entre técnicos, diretores de escolas, orientadores pedagógicos, professores de diferentes níveis de ensino (da educação infantil ao ensino superior) e demais profissionais interessados em refletir sobre a importância da educação escolar na promoção do desenvolvimento humano.

A abertura oficial foi realizada na noite de ontem, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Matarazzo, com a participação do promotor de Justiça, Luiz Antônio Miguel Ferreira, do Geduc (Grupo de Atuação Especial em Educação); do chefe do Departamento de Educação da FCT (Faculdade de Ciências e Tecnologia) da Unesp, Rodrigo Barbosa Lopes; e da coordenadora geral do congresso, Rosiane de Fátima Ponce, além da secretária municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini, que representou o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB).

Na ocasião, Sônia classificou o congresso como um marco importante, já que há seis anos estão em diálogo para a elaboração de um currículo novo para alunos da rede municipal. “Isso é muito precioso para quem se preocupa que a educação tenha um suporte para formar cidadãos”. Ela acrescenta que todas as inscrições foram financiadas pelo governo de Presidente Prudente, uma vez que a Secretaria Municipal de Educação está recebendo assessoria técnica para a construção deste novo currículo. “O trabalho visa elaborar coletivamente o currículo escolar com o aporte teórico-metodológico”.

Para o promotor Luiz Antônio, o congresso demonstra a importância de se debater a educação pública de qualidade e que passa pela formação. “Esse evento traz subsídios importantes para esta formação, é uma oportunidade de fornecer aos participantes uma reflexão autônoma”, ressalta.

Programação

O cronograma de hoje começou pela manhã, com a apresentação de trabalhos, na Toledo. Entre as 13h50 e 14h20, ocorre apresentação de balé livre, no Teatro Paulo Roberto Lisboa. Sob a coordenação de Evelyn de P. Souza, da Unesp, será realizada, das 14h30 às 16h30, no mesmo local, a mesa-redonda “Medicalização da Infância: avanço ou retrocesso”. Das 16h15 às 19h, o público confere a exibição do filme “A língua das mariposas”, seguido de debate, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo. Por fim, das 19h20 às 22h30, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, ocorre a mesa-redonda “Relações entre os fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e currículo”, coordenada por Érika P. Alaniz, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Amanhã, a programação inicia às 7h40, com minicursos, na Toledo. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pela internet. Das 13h50 às 16h, ocorre a mesa-redonda “BNCC: Algumas reflexões a partir da pedagogia histórico-crítica”, sob a coordenação de Ligia Marcia Martins, da Unesp, no Teatro Paulo Roberto Lisboa. Das 16h30 às 18h, no mesmo local, haverá lançamentos livros. Das 19h20 às 19h50, avaliação geral do congresso e, das 20h às 22h30, a  conferência “A defesa da escola pública na perspectiva histórico-crítica em tempos de suicídio democrático”, com coordenação de Rosiane de Fátima Ponce, da Unesp.

Serviço

O congresso segue até amanhã, com a realização de minicursos e palestras. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site http://pedagogiahistoricocritica.com.br/programacao.

 

 

 

Publicidade

Veja também