Construção, decoração e design

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 13/03/2021
Horário 05:30

As incertezas geradas pela pandemia e as novas cepas do vírus, somados a instabilidade política e econômica do país justificam os receios até mesmo dos mais fortes. A taxa de desemprego está alta e tende a subir. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a inflação de fevereiro de 2021 é a maior desde 2016 e foi impulsionada pelo aumento dos preços dos combustíveis, educação e alimentos. Contudo, é preciso olhar adiante, afinal as pessoas não têm outra opção melhor do que continuar lutando pelo seu sustento.
Apesar da crise gerada pela pandemia, as esperanças são renovadas pela pujante injeção de R$ 44 bilhões em auxílio emergencial que garantirá milhares de empregos e favorecerá a captação de recursos pelo comércio de todo país. Dentre as áreas comerciais, o setor de construção, decoração e design tem destaque na recuperação da economia, captação de recursos, geração de empregos e distribuição de renda. As oportunidades geradas neste setor refletem positivamente na circulação de dinheiro e ajudam os outros comércios a prosperarem.
Segundo o Boletim de Tendência do Sebrae Inteligência Setorial para 2021, que considera a pandemia do novo coronavírus no cenário analisado, “os indivíduos atravessam uma profunda transformação de sua relação com os espaços físicos, moradias e consumo”, segundo o mesmo boletim o “confinamento forçado [fique em casa] levou as pessoas a valorizar a decoração, o bem-estar, integração com a natureza, boa alimentação e o meio ambiente”. O estudo reforça que o morar bem está ligado diretamente ao “aspecto do equilíbrio entre a saúde física, mental e espiritual”.
Durante a pandemia de 2020 o setor de construção, decoração e design tiveram resultados inesperadamente positivos! Segundo os especialistas, 2021 pode trazer resultados semelhantes tendo em vista que as pessoas estão ainda mais confinadas e o auxílio emergencial de R$ 44 bilhões está aprovado. Esta crise não é diferente das outras, apesar do gosto amargo desta experiência sempre há oportunidades nos mais diversos setores, com destaque especial para a área construção, decoração e design.

 

Publicidade

Veja também