Consulado de Portugal oferece serviços em Prudente

Projeto “Permanência Consular” estima atender média de 100 pessoas até esta sexta-feira 

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 06/05/2021
Horário 07:25
Foto: Acipp
Atendimentos precisam ser agendados por e-mail 
Atendimentos precisam ser agendados por e-mail 

O Consulado Português em São Paulo realiza mais uma edição da Permanência Consular, em Presidente Prudente. Até sexta-feira, estarão sendo oferecidos diversos serviços aos portugueses e descendentes que moram na região. O projeto, que funciona como um “consulado móvel”, tem parceria com a Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente)
Os atendimentos são presenciais e ocorrem na sede da associação. Angélica Faria da Silva, assistente técnica do Consulado, estima atender uma média de 90 a 100 pessoas nesta semana - até ontem, 44 delas já haviam procurado o serviço. “Estamos atendendo num intervalo maior para não ficar com uma demanda dentro da sala”, explica, a fim de evitar aglomerações. 
A Permanência Consular facilita o atendimento presencial, para que o cidadão não precise viajar até a capital paulista. “É um braço do Consulado, que auxilia os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, que faz de um atendimento móvel para emissão de cartão cidadão e passaporte, e entrega dos documentos para solicitar pedidos de nacionalidade portuguesa”, salienta. “Esses são os serviços mais essenciais. O restante, como a transcrição de casamento, não precisam ser [feitos] presencialmente”.
Para o empresário Ricardo Anderson Ribeiro, presidente da Acipp e cônsul honorário na região nomeado em 2015, o serviço é necessário para o cidadão que pretende buscar atendimento presencial. “O Consulado é uma entidade importante, porque representa a colônia portuguesa. Nós abrangemos a região do Estado de São Paulo e uma parte do Mato Grosso do Sul”, explica. “Então, todas as dúvidas dos descendentes são sanadas aqui, caso não consiga através do site, que também é muito bem explicativo”. 
Antes da pandemia da Covid-19, o projeto visitava a região duas vezes por semestre, ou seja, quatro vezes ao ano, com dois dias de serviço. Para compensar o período anterior, o Consulado estendeu o atendimento para entre os dias 3 a 7 de maio. É importante que o interessado procure o agendamento o quanto antes e não deixar para última hora. Isso porque o Estado está com a agenda lotada até dezembro, e a permanência temporária em Prudente é uma oportunidade para agilizar as demandas, sem precisar viajar. 

SERVIÇO
O “Permanência Consular” atenderá em Presidente Prudente até esta sexta-feira. Os interessados devem solicitar agendamento pelo e-mail angelica.silva@mne.pt. No site www.consuladoportugalsp.org.br é possível se informar sobre a próxima visita do projeto ao município e também agendar atendimentos. 

Foto: Roberto Kawasaki

projeto oferece serviços do consulado português em presidente prudente
Angélica estima atender entre 90 a 100 pessoas

Foto: Acipp

projeto oferece serviços do consulado português em presidente prudente
Ricardo Anderson é cônsul honorário na região

Publicidade

Veja também