Contação de histórias: essencial na educação infantil 

EDITORIAL -

Data 08/10/2021
Horário 04:15

Contar histórias na infância é algo até natural. Quem nunca contou uma historinha para uma criança? Ou, quem nunca ouviu uma história de alguém? É até comum e só traz benefícios aos pequenos. Contar histórias para as crianças também auxilia no desenvolvimento da escrita, da oralidade e da percepção de símbolos.
Conforme pesquisa, “é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação. Por auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças, se destaca como uma importante aliada da educação infantil”.
Como noticiado neste diário, Rancharia foi a última cidade da região de Presidente Prudente a receber, ontem, atrações do 13º Viagem Literária, 2º módulo Contação de Histórias: Contos Populares. Iniciado em novembro do ano passado, continua até dia 29 outubro de 2021 em outras diversas cidades do Estado. Sua proposta é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local. É um programa de estímulo à leitura mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e realizado pela SP Leituras.
Para todas as idades, a leitura enriquece o conhecimento. Mas, para os da primeira infância, uma fase de muitos aprendizados, proporciona desenvolvimento de habilidades, ampliação de vocabulário e estímulos da imaginação. “Quando uma história é contada, a mente começa a imaginar o enredo dela, assim como acontece com a leitura”. Então, desde cedo é importante adotar essa prática para que as crianças aprendam a ter gosto pela leitura, que incentiva e desenvolve a curiosidade. 
A leitura é fundamental em todas as fases da vida porque só agrega ao conhecimento de quem ouve a leitura e de quem lê. Não há dúvidas de que a atividade é bastante animada, divertida e prazerosa e que transforma o espaço da sala de aula ou de qualquer outro ambiente onde a literatura é o centro das atenções. A história motiva, cura, incentiva a criatividade, traz liberdade e muito conhecimento. Seja um propagador deste tipo de cultura e faça sua parte diante as crianças que você tem perto de você. Dê livros de presente, leia para os pequenos, incentive.

Publicidade

Veja também