Contas irregulares

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 07/11/2020
Horário 03:07

Em recurso negado, o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) mantém a determinação da devolução de mais de R$ 69 mil gastos em combustíveis por vereadores de Prudente, em 2013. 

Outros tempos

Tempo em que eram abastecidos com dinheiro da Câmara, o veículo oficial e os carros particulares dos vereadores. Outros problemas apontados são sobre a criação de cargos comissionados e falta de controle no uso de telefones, com gastos acima de R$ 46 mil. 

Ajuda na economia

Além do que se pode ser observado, o Plantão buscou como termômetro o Balcão de Empregos da Sedepp (Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente) para ter referência de como as campanhas eleitorais ajudam na economia.

Procura e oferta

Conforme o secretário Carlos Casagrande, o impacto pode ser visto em dois aspectos: o da procura e o da oferta de emprego. Tem reduzido a procura e aumentado a oferta, inclusive com empresários indo pessoalmente em busca de mão de obra.

Por algum tempo

Somente candidatos a prefeito são 12 e como campanha é feita em equipe, praticamente todos contratam trabalhadores e pode ser que um ou outro atue unicamente com o apoio de voluntários.  O fato é que existe esse trabalho temporário. 

Montante financeiro

Conforme Casagrande, é desconhecido o montante financeiro investido nas campanhas, mas é possível observar um movimento muito grande de pessoas trabalhando. Porém, é possível ver que o número de currículos entregues na Sedepp reduziu bastante.

Entrega de curriculos

O Balcão de Empregos recebe cerca de 200 currículos por dia, o que representa mil por semana; mas em períodos de procura mais intensa por emprego, os números sobem e chegam a atingir 6 mil por mês. 

Construção civil

A busca por trabalhadores, feita por empresários que vão pessoalmente ao Balcão de Empregos, ocorre principalmente no setor da construção civil e os tipos de mão de obra mais procurada são de soldadores e armadores de estruturas. 

Reagindo bem

Em mais de dois meses da fase amarela do Plano SP, ainda que mantenha algumas restrições, o comércio e a prestação de serviços de Prudente e região têm reagido bem, contribuindo para fortalecer a economia, conforme Carlos Casagrande. 

Bem mais vagas

Antes da pandemia e, portanto, fora do período eleitoral, em média, a disponibilidade de vagas variava de 38 a 42 por dia. Atualmente, são cerca de 300 vagas à disposição dos que estão em busca de empregos.

Presença maior

Ainda de acordo com Casagrande, a atração de consumidores da região para o comércio de Prudente ocorre com maior intensidade nos hipermercados. Algo que é observado tanto em compras para consumo próprio ou para revenda em mercadinhos, bares e afins. 

Tráfego intenso

Aliás, como fato de observação, o Plantão tem presenciado nesta semana que o tráfego na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), no trecho urbano de Prudente, está bem mais intenso. Nos dois sentidos, são muitos carros e caminhões. É a economia em movimento.

Publicidade

Veja também