Cooperlix e Semea realizam ação conjunta

PRUDENTE - Da Redação

Data 19/07/2017
Horário 12:54

A Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e a Cooperlix (Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente) realizaram um trabalho de conscientização ambiental ontem, percorrendo a Rua Quintino Bocaiuva, na Vila Marcondes e adjacências. Eles entregaram panfletos e promoveram orientações sobre a separação de resíduos recicláveis.

A primeira etapa será concluída na sexta-feira. Ainda neste ano, novos bairros serão visitados, do dia 11 ao dia 22 de setembro e do dia 6 a 17 de novembro. Na ocasião, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) conversou com os cooperados, falou sobre a importância do trabalho educativo de orientação dos moradores a respeito da separação correta dos materiais, que visa ampliar a coleta de resíduos recicláveis, que gera trabalho e renda.

A ação é resultado da parceria entre a Semea, Cooperlix e a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). O trabalho de abordagem educativa da campanha “Dê a Mão para o Futuro: Reciclagem, Trabalho e Renda”, terá duração de aproximadamente um ano e vai até abril de 2018.

O trabalho engloba a entrega de panfletos de casa em casa, além de fornecer orientações aos moradores, entrega de camisetas aos cooperados, distribuição de imã de geladeira, com data da coleta seletiva no bairro visitado, entre outros.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, o convênio firmado com a ABIHPEC não tem custos para o município. A ação visa conscientizar sobre a importância de separar corretamente os resíduos e aumentar a coleta seletiva. A intenção é dobrar a quantidade de materiais coletados. Atualmente, a Cooperlix coleta 200 toneladas de resíduos recicláveis por mês. A expectativa é atingir 500 toneladas de recicláveis mensais por meio dessa conscientização.

O convênio com a ABIHPEC abrange diversas ações, como pesquisa e apoio ao trabalho ambiental, entre outras conquistas para os cooperados, como uma esteira e uma prensa. A parceria visa auxiliar na logística reversa e contribuir com as ações de encerramento do lixão.

Com Secretaria Municipal de Comunicação

Publicidade

Veja também