Cracker leva 20 mil contatos de clientes em PP

Crime foi cometido contra empresa do ramo de comércio e serviços, localizada no centro da cidade; dados desapareceram domingo

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 23/12/2016
Horário 08:58


Um cracker invadiu o sistema operacional de uma empresa do centro de Presidente Prudente, do ramo de comércio e serviços, e levou mais de 20 mil contatos de clientes. De acordo com o empresário, os dados desapareceram de sua rede no domingo, mas somente no desenrolar da semana que ele recorreu à polícia para registrar a ocorrência.

Segundo dados policiais, o técnico de informática da empresa analisou o sistema, mas disse que não poderia fazer nada, e que seria necessário acionar outro especialista para tratar o caso. Ele apenas ativou o backup em outra máquina e deixou o servidor comprometido parado.

Os arquivos constaram o endereço de e-mail do cracker para contato, mas até o registro da ocorrência, nenhuma das partes havia trocado mensagens. Até o momento, não foi exigido dinheiro para a recuperação dos dados, e o servidor está à disposição da perícia técnica.

De acordo com o delegado Marcelo Quevedo, da CPJ (Central de Polícia Judiciária), o material levado tem valor apenas para a empresa, e possivelmente o cracker deverá procurá-la para negociar a devolução da lista de clientes.

Sobre os dados gerais destes clientes, o delegado acredita que não há riscos, como clonagem de documentos, entre outras ações, "até porque, a informatização é ampla e é possível verificar dados de pessoas pela internet e outras redes, sem dificuldades", comenta. "Pelo que notamos, ele pretende levar vantagem somente com a empresa", acrescenta.

Caso alguém perceba que seu nome está inserido em algo irregular, é necessário recorrer à polícia. O caso é investigado pela Polícia Civil.
Publicidade

Veja também