Criação dos animais demanda cuidados

Qualidade de vida dos cavalos no 8º Baep é acompanhada por profissionais veterinários e militares

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 18/10/2020
Horário 06:10
Arquivo: Atualmente o 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) conta com 14 cavalos
Arquivo: Atualmente o 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) conta com 14 cavalos

Com animais domados pelo Regimento de Cavalaria da Polícia Militar, atualmente o 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) conta com 14 cavalos e o efetivo composto por um sargento, sete cabos e quatro soldados formados pelo curso de tropa montada, em São Paulo – todos responsáveis pelas limpezas das baias, higienização e alimentação dos animais.

“Temos uma preocupação muito grande com a qualidade de vida deles. Então, são acompanhados por veterinário do Regimento, veterinários locais que prestam auxílio, e enfermeiros veterinários que são policiais militares. Existe um controle de saúde que é diário”, explica o capitão-PM Henrique Magalhães Ramos. “Além do feno e ração, também saem para pastar, porque existe uma preocupação com o psicológico dos animais”, ressalta.

O tempo de serviço de um cavalo é de aproximadamente 20 anos. De acordo com o capitão, o trabalho na corporação acompanha a escala do policial – trabalha um dia e folga outro. Ramos ainda lembra que, por ser versátil, o animal é preparado para atuar de diversas formas, o que requer a manutenção daquilo que já foi ensinado antes de chegarem ao destacamento.

“Desde a abordagem de indivíduos suspeitos e infratores da lei, como também no trabalho de controle de distúrbios civis, a cavalaria é utilizada nesse sentido”, afirma. “Quando se trata de controle de multidões, é uma excelente ferramenta e que vem contribuindo para abaixar índices de delitos”.

SAIBA MAIS

PMs contam lembranças da tropa montada

Cavalaria da PM celebra 12 anos na região

Cavalaria do Baep simula missão no Quartel

Publicidade

Veja também