CTG Brasil tem 2 projetos selecionados em ranking

REGIÃO - Da Redação

Data 07/06/2018
Horário 09:49

Um dos mais respeitados selos de sustentabilidade do país, o Benchmarking Ambiental Brasil selecionou dois projetos da CTG Brasil para sua edição 2018. “Manejo de Peixes da Piscicultura Salto Grande”, por meio do qual a empresa produz 3,6 milhões de alevinos utilizados em suas ações de repovoamento nos rios Paraná e Paranapanema, e a campanha “Espaço Legal”, de incentivo à regularização ambiental de ocupações às bordas de reservatórios hidrelétricos, passarão a integrar o maior banco digital de práticas de sustentabilidade certificadas e com livre acesso na internet.

Criada em 2013, a CTG Brasil, em 5 anos de atuação, tornou-se a segunda maior geradora privada do país, com capacidade instalada de 8,27 GM. A companhia administra 17 hidrelétricas e 11 parques eólicos, em dez Estados brasileiros, gerando energia para abastecer cerca de 16 milhões de brasileiros. No Rio Paranapanema, opera as usinas Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Canoas I e II, Capivara, Taquaruçu e Rosana.

A seleção dos cases inscritos no Programa Benchmarking foi comemorada na empresa. “O Benchmarking Brasil reúne mais de 200 especialistas e ativistas de 25 países para selecionar as boas práticas, certificando e compartilhando esses cases com toda a sociedade. Esse selo de sustentabilidade é mais um importante reconhecimento à nossa atuação ambiental”, comenta o diretor de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da CTG Brasil, Aljan Machado.

Nas 15 edições anteriores, o Benchmaking Brasil certificou mais de 400 projetos de 192 organizações. Além de integrar o banco digital, os cases foram compartilhados em livros, revistas e eventos técnicos, como seminários, fóruns e congressos, alcançando mais de 80 mil pessoas. Os programas da CTG Brasil já selecionados pelo ranking concorrem ainda a uma premiação no dia 28 de junho, em São Paulo (SP), com apresentação dos projetos selecionados e divulgação do Ranking 2018 dos Detentores das Melhores Práticas Socioambientais do Brasil.

 

Manejo pesqueiro

Ao lado da UHE Salto Grande, no Rio Paranapanema, a CTG Brasil possui uma Estação de Piscicultura onde são realizadas as pesquisas e reproduzidos, por ano, 3,6 milhões de peixes de espécies nativas dos rios Paranapanema e Paraná. Essa produção alimenta o programa de manejo pesqueiro, por meio do qual a empresa realiza o repovoamento dos reservatórios sob a sua administração.

As ações de soltura, ao longo do ano, contemplam os reservatórios do Rio Paranapanema, com 1,5 milhão de novos peixes, e os do Rio Paraná, com 2,1 milhões. As espécies trabalhadas são importantes para os ecossistemas e têm valor econômico e cultural para as comunidades ribeirinhas. A partir dos locais de soltura, os peixes se deslocam pelos reservatórios e afluentes, contribuindo para a manutenção da biodiversidade e ampliação do estoque pesqueiro na região.

 

“Espaço Legal”

A campanha promove a regularização de acordo com as leis ambientais brasileiras, para que as atividades desenvolvidas ou pretendidas às margens e nos próprios reservatórios ocorram de maneira regular e ordenada, e não comprometam a natureza e o uso sustentável. O objetivo é conservar um patrimônio natural que é de toda a sociedade.

Além de um serviço de inspeção permanente, que vistoria e orienta pessoas e instituições sobre como proceder, a CTG Brasil elaborou um guia, com linguagem simples, explicando os procedimentos necessários ao processo de regularização, de acordo com os diferentes tipos de uso. O Guia Espaço Legal está disponível para download no endereço www.ctgbr.com.br/gestaopatrimonial.

 

Com Assessoria de Imprensa

Publicidade

Veja também