Cuidados básicos são essenciais para manter boa saúde dos rins

EDITORIAL -

Data 08/03/2018
Horário 15:53

Amanhã, além do Dia da Mulher, comemora-se também o Dia Mundial do Rim. Em todo o mundo, nesta data, são realizadas ações com o objetivo de divulgar as informações relacionadas à prevenção e à importância do diagnóstico precoce das doenças renais.

Em Presidente Prudente, no HR (Hospital Regional Dr. Domingos Leonardo Cerávolo), será realizada nesta quinta-feira, às 9h, uma programação especial aos colaboradores da unidade. Quem participar da palestra “Saúde da Mulher: cuide de seus rins”, ministrada pela nefrologista Vanessa Carolina Barros Silva Mariotti, ficará por dentro dos métodos de prevenção, diagnósticos, tratamentos e principais características da doença renal.

A situação preocupa. Entre os anos de 2016 e 2017, conforme divulgado ontem em O Imparcial, o Hospital Regional detectou um aumento de 22% no número de mulheres atendidas com problemas renais, passando de 66 para 81 pacientes. O crescimento (20%) também é registrado na população masculina, sendo 107 atendidos em 2016, contra 129 no ano de 2017.

Para prestar auxílio a quem sofre com as doenças renais, seja em fase de hemodiálise, peritoneal, tratamento conservado ou transplantados, o Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico) atende na cidade 436 pacientes, com ajuda de 20 voluntários. Hoje, também em alusão à data, agentes da entidade, em parceria com agentes de saúde do Hospital Regional do Câncer, estarão das 8h às 12h, em um ônibus estacionado no Cras (Centro de Referência da Assistência Social) do Morada do Sol, oferecendo exames de prevenção nas mulheres e orientações. Amanhã, no mesmo horário e local, serão realizados diversos serviços, como aferição da pressão arterial, testes de glicemia e dicas nutricionais, além de exames de creatinina e urina, que identificam possíveis problemas nos rins.

Atitudes simples são fundamentais na prevenção destas doenças. A hipertensão arterial e o diabetes são as principais causas e podem levar o paciente à perda da função dos rins e, consequentemente, à diminuição da capacidade de filtração das impurezas do nosso organismo, acarretando sérios riscos à saúde. Por isso, a importância de controlar a quantidade de açúcar no sangue e a pressão, além do colesterol e triglicérides nos níveis desejados.

Mesmo quem não sofre com essas doenças deve se preocupar com o bom funcionamento dos rins, realizando exames de rotina que podem facilitar o diagnóstico, mantendo a pressão perto do normal (12x8) e controlando o peso. Evitar o cigarro, não usar remédios sem orientação médica, reduzir o sal da comida, adotar uma dieta saudável, fazer atividades físicas e beber no mínimo 2 litros de água por dia são fundamentais para garantir uma melhor qualidade de vida. Os cuidados devem ser ressaltados durante a semana, mas realizados sempre, independente de data comemorativa ou números divulgados.

Publicidade

Veja também