Dedicação e autoconfiança contribuem para bom desempenho no Enem

EDITORIAL -

Data 27/10/2019
Horário 06:10

Hoje é o último domingo antes dos estudantes de todo o Brasil realizarem a primeira etapa do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). No dia 3 de novembro, ocorre a aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no domingo seguinte, dia 10, os alunos voltam aos seus locais de prova para Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Esses, certamente, são os dois finais de semana mais temidos pelos estudantes que estão concluindo o ensino médio, uma vez que antecedem uma fase importante na vida dos jovens: o ingresso ao ensino superior.

É inegável a importância que o Enem tem nesta jornada, considerando que, além de promover a auto avaliação dos alunos e o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais, o exame dá direito às inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), porta de entrada para instituições de ensino superior públicas; Prouni (Programa Universidade para Todos), que, por sua vez, oferece bolsas de estudantes em faculdades particulares; e Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), que auxilia o aluno com o financiamento da mensalidade de instituições privadas.

Por isso, garantir uma boa nota nas provas é um desejo comum de todos os alunos que estão se preparando para iniciar a preparação para a carreira profissional. Apesar do peso disso, os estudantes não devem se desesperar e, sim, concentrar todas as suas energias, foco e disposição para obter o melhor desempenho possível durante as provas. O nervosismo é natural do ser-humano e pode acompanhá-lo nesses próximos dois finais de semana, no entanto, a concentração e a autoconfiança devem ser palavras de ordem neste momento.

Torna-se crucial que, a poucos dias do Enem, os estudantes façam uso de toda a bagagem que construíram ao longo de sua trajetória escolar e durante os estudos preparatórios para as provas. Independente de quais sejam os futuros resultados, é necessário que o jovem se dedique e, ao final do exame, saiba que deu o melhor de si. O jornal O Imparcial deseja boa-sorte para todos os 17,9 mil inscritos na região que se preparam para o Enem, esta importante ferramenta de fomento ao ensino superior no Brasil e de oportunidades para a formação profissional de jovens de todo o país, independente de cor, gênero e classe social.

Publicidade

Veja também