Defesa Civil de PP participa de lançamento da Operação Estiagem 2022, no Palácio dos Bandeirantes

O capitão Papoti destaca que esses eventos são fundamentais para estarem preparados e coordenados para atuar no combate a incêndios

PRUDENTE - ESPECIAL PARA O IMPARCIAL

Data 31/12/1969
Horário 21:00
Foto: Renato Gouvea
Capitão Papoti, tenente PM Lourenção, da Divisão de Prevenção e Renato Gouvea no lançamento da Operação Estiagem 2022
Capitão Papoti, tenente PM Lourenção, da Divisão de Prevenção e Renato Gouvea no lançamento da Operação Estiagem 2022

 

Defesa Civil de Presidente Prudente e região participa, nesta quinta-feira, do lançamento da Operação Estiagem 2022 e workshop de boas práticas de prevenção e combate aos incêndios florestais, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo com os coordenadores da REPDEC l-10 (Regional de Proteção e Defesa Civil), cap. PM João Henrique Papoti e o adjunto da COMPDEC/REPDEC (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) Renato Gouvea.

De acordo com Renato, na ocasião também teve assinatura de convênios e aparelhamento das defesas civis municipais. Segundo ele, os coordenadores estão em treinamentos para o enfrentamento das ocorrências do período de estiagem em Presidente Prudente e região.

“Infelizmente todos os anos, o número de incêndios em vegetação vem crescendo, com picos nos meses de agosto e setembro. Entre os dias da semana, o domingo é o de maior número de ocorrências. Esse ano teremos o apoio de aeronaves de asa fixa no combate aos incêndios em vegetação na região de Prudente com o principal objetivo de preservar a vida e o meio ambiente”, expõe Renato Gouvea.

O capitão Papoti destaca que esses eventos são fundamentais para estarem preparados e coordenados para atuar no combate a incêndios. “São vários órgãos, prefeituras e até mesmo empresas privadas que atuam quando acionadas para compor as equipes da Operação Estiagem. O conhecimento prévio dos termos técnicos, formas de atuação, área de atuação e limites de competência é fundamental para o sucesso na ocorrência”, enfatiza ele.

 

“Infelizmente todos os anos, o número de incêndios em vegetação vem crescendo, com picos nos meses de agosto e setembro. Entre os dias da semana, o domingo é o de maior número de ocorrências. Esse ano teremos o apoio de aeronaves de asa fixa no combate aos incêndios em vegetação na região de Prudente com o principal objetivo de preservar a vida e o meio ambiente”, Renato Gouvea

CRONOGRAMA

 

10h - CEPDEC: Abertura da Operação Estiagem – Cel. PM Henguel Ricardo Pereira, secretário chefe da Casa - Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil.

10h05 – CEPDEC: Dados da Operação Estiagem 2021; Preparação para Operação Estiagem 2022; Inovações do monitoramento dos Focos de Incêndio em Tempo Real; Alertas de Risco de Queimadas pelo CGE – Ten. Cel. PM Rinaldo de Araújo Monteiro, diretor estadual de Proteção e Defesa Civil.

10h30 - Climatempo: Modelos Climatológicos para o período da Operação Estiagem – Celso Oliveira,

Meteorologista (Climatempo).

10h50 - Sima: Desafios da Operação Corta-fogo – Rafael Frigerio (Sima).

11h15 - Corpo de Bombeiros: Ações de Combate aos Incêndios Florestais – Cap. PM Jean Gomes Pinto

13h - CavPM: Protocolo de Acionamento da Aeronave de Asa Rotativa e Ações de Combate Aéreo aos

Incêndios Florestais – Ten. Cel. PM Carlos Donizetti Souza de Siqueira.

13h20 - Polícia Militar Ambiental: O Policiamento Ambiental na Prevenção e Repressão aos Incêndios

Florestais – Maj. PM Alessandro Daleck Moreira.

13h40 - Representante do Setor Sucroenergético: Inovações do Setor na Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais - Antonio de Pádua Rodrigues (diretor da ÚNICA) e Roberto Serroni Perosa - diretor executivo da Orplana / Guilherme Lui de Paula Bueno – coordenador Grupo Ambiental da Orplana.

14h - Artesp: Medidas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais nas Rodovias Conveniadas – Cel. PM Rurdyard Panzarini Paiva.

 

SERVIÇO

Em caso de incêndio em cobertura vegetal acione imediatamente o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do município.

 

Fotos: Cedidas

Da esq. para a dir. Renato Gouvea, cap. PM Papoti, e cap. PM Zaupa, coordenador do CGE da Defesa Civil

 

Participantes em workshop de boas práticas de prevenção e combate aos incêndios florestais

 

 

Publicidade

Veja também