Defesa Civil emite aviso de risco meteorológico para a região

Nova frente fria chegou hoje e deve permanecer até amanhã, com momentos de tempestades severas, seguidas por raios e ventos

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 10/06/2021
Horário 10:37
Foto: Weverson Nascimento
A partir do final da tarde de amanhã o tempo voltará a abrir e a temperatura pode cair até a casa dos 11ºC.
A partir do final da tarde de amanhã o tempo voltará a abrir e a temperatura pode cair até a casa dos 11ºC.

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um aviso de risco meteorológico para a região de Presidente Prudente. Segundo o órgão, entre hoje e amanhã, uma nova frente fria que chegou ao Estado provocará condições para chuvas fortes, com momentos de tempestades severas, seguidas por raios e ventos. Além de Presidente Prudente, o aviso também vale para as regiões de Marília e Bauru.

Ainda de acordo com a nota, não há previsão de elevados acumulados nas próximas 48h (40mm), porém, como um grande volume de água pode cair em um espaço curto de tempo, existe risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos. 

No entanto, segundo o climatologista Vagner Camarini, a partir do final da tarde de amanhã o tempo voltará a abrir e a temperatura pode cair até a casa de no mínimo 11ºC.

“Essas são as últimas pancadas de chuva, que devem parar por agora”, afirma. “Apesar de parecer bastante, não é o suficiente para acabar com a seca da região, porque deveria chover pelo menos o dobro”, explica, ao associar com as condições do ano passado.

De acordo com o climatologista, os meses de maio e abril deste ano foram os mais secos desde 2011 e 2002, respectivamente. “Nunca tivemos uma dupla de abril e maio tão seca como ocorreu agora”, afirma. Ainda conforme Camarini, os cinco primeiros meses do ano foram os de pouca chuva desde 1975 na região de Presidente Prudente, o que preocupa.

“Até o momento choveu 35 mm, com a passagem desta frente fria. Desses, 25 mm nas últimas 24 horas. Então, este volume está favorecendo todas as culturas da região, principalmente as pastagens, cana e a batata doce”. 

Publicidade

Veja também