Defesa Civil Estadual emite alerta sobre riscos de fortes chuvas

Áreas mais vulneráveis estão sujeitas a desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 24/02/2021
Horário 10:24
Foto: Reprodução/Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta sobre a possibilidade de fortes chuvas na região de Presidente Prudente. O comunicado divulgado na terça-feira informa que entre quarta-feira e sexta-feira, há riscos de tempestades severas, seguidas por raios e ventos.

De acordo com o órgão estadual, isso se deve a uma frente fria que avança sobre o Estado de São Paulo, o que também requer alerta para regiões de Marília e Araçatuba.  

Ainda segundo a Defesa Civil, as regionais mais afetadas e com áreas mais vulneráveis serão: Região Metropolitana de São Paulo, Litoral Norte, Baixada Santista, Vale do Ribeira e Vale do Paraíba. 

Conforme o comunicado meteorológico, não há previsão de elevados acumulados nas próximas 72h (35mm). No entanto, como um grande volume de água pode cair em um espaço curto de tempo, pode ser que ocorra transtornos, a exemplo de desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos em áreas mais vulneráveis das cidades.

“Por conta deste cenário meteorológico, faz-se necessário orientar a população, sobre o risco e as medidas preventivas que devem adotar para reduzir os danos materiais e humanos que um desastre dessa natureza pode causar”, expõe. 

Serviço faz alertas

A Defesa Civil possui um serviço de alertas meteorológicos. Para se cadastrar, é preciso enviar uma mensagem por meio do aplicativo para envio de SMS do celular para o número 40199, constando o número do CEP que tem interesse em receber informações.  A partir disso, o cidadão passa a receber alertas sempre que a Defesa Civil do Estado identificar uma situação de risco na área que abrange o CEP indicado.

Além deste meio, o site www.spalerta.sp.gov.br contém orientações do que fazer antes, durante e após um desastre natural.
 

Publicidade

Veja também