Denúncia é fundamental no combate a crimes contra animais

EDITORIAL -

Data 12/06/2021
Horário 04:15

Seja encontrado na rua, dado como presente por um ente querido ou comprado em um famoso e caro pet shop da cidade, os animais hoje fazem parte de uma grande parcela das famílias brasileiras. Quem convive com um bicho de estimação sabe o quanto é bom ter essa companhia sempre por perto. Cães e gatos, por exemplo, conforme pesquisas já divulgadas, contribuem para a redução da ansiedade, do estresse e até mesmo da depressão. No caso das crianças, favorecem os laços afetivos e também a autoconfiança. Mas é claro que, quem opta por ter um amigo desse em casa tem que cuidar. Vacinas em dia, alimentação e água na hora certa, banhos, remédios... carinho dado e muito amor recebido. 
No entanto, infelizmente, temos visto cenas assustadoras por aí. Vários são os vídeos na internet que mostram esses seres indefesos sendo agredidos e, em alguns casos, até mesmo mortos, muitas vezes por quem deveria protegê-los: os próprios donos. 
Por aqui, também noticiamos, com frequência, crueldades assim. Nesta semana, a Polícia Militar Ambiental resgatou um cachorro que estava sendo vítima de maus-tratos em uma residência de Teodoro Sampaio. O crime foi constatado após denúncia e toda a vistoria foi acompanhada pelo acusado. Quando a guarnição chegou ao local, encontrou no quintal um cachorro filhote, que estava em situação de vulnerabilidade. Não havia água e nem alimento e, além disso, o cão estava com sarna pelo corpo. O dono foi multado e o animal recolhido para um abrigo da cidade.
Se a pessoa não gosta de animais, não tem tempo ou condições de cuidar, dá, vende, mas não maltrata. Muitos também são os casos de envenenamento. Recentemente, moradores de Álvares Machado relataram a este diário que diversos animais estão aparecendo envenenados na cidade, principalmente gatos, desde o início do ano. A orientação, nestes casos, é que a pessoa procure a polícia para fazer um boletim de ocorrência, na tentativa que o autor seja localizado.
Quando uma situação dessas ocorre, a pessoa, geralmente, tem medo de represálias por parte do autor. Ficar calada, porém, só tende a piorar a situação e contribuir para o aumento dos números. Tire fotos, leve o máximo de informações, testemunhas e provas. Mas não deixe de denunciar.
Acidental (quando o animal tem contato ou ingere inseticidas, produtos de limpeza ou medicamentos) ou intencional - crime previsto em lei -, o envenenamento é o responsável pela maioria das mortes de cães e gatos. Pode ser causado por pessoas que querem se ver livres dos bichos, simplesmente pelo fato de se sentirem incomodadas. Em outros casos, por pura maldade mesmo. A realidade é que poucos deles sobrevivem. 
Atrocidades com animais, infelizmente, ocorrem com frequência. Conscientização é a chave de tudo. Qualquer ato de maus tratos, como abandono, agressões físicas, deixá-lo no sol, chuva ou frio, sem ventilação, comida ou água, entre outros, deve ser levado à polícia. Não tenha medo. A não ser o de perder seu grande amigo. 

Publicidade

Veja também