Desafios e oportunidades do agronegócio

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 12/03/2022
Horário 04:30

Diante da guerra deflagrada pela Rússia contra a Ucrânia, somos bombardeados diariamente com notícias que geram apreensão, medo e angústia. Esta guerra, como todas as outras, vitima pessoas inocentes que pagam o preço simplesmente por estarem lá desde o momento em que o primeiro míssil foi disparado. Para evitar a Terceira Guerra Mundial, os países aliados evitam o confronto direto, e usam de outros meios para “forçar” o cessar fogo. Diante disso, milhares de sanções foram impostas à economia da Rússia. Neste cenário desolador, quais são as oportunidades geradas para o agronegócio brasileiro?
Os efeitos negativos já conhecemos e estão ligados principalmente ao fertilizante que vem na sua maioria da Rússia. Corre-se o risco de faltar o produto ou, na melhor das hipóteses, o preço subir. O aumento de custo para o produtor tende a ser repassado para o consumidor, gerando inflação. Por outro lado, a Ucrânia é um grande exportador de milho e com a possível retirada do país do mercado internacional, o aumento do preço pago aos produtores nacionais em dólar, favorece diretamente os produtores brasileiros. Contudo, o milho é matéria-prima para ração, o que nos leva novamente ao ciclo inflacionário.
A exemplo da valorização do milho, segundo Castro do Itaú, em matéria publicada no G1, “os produtores de frango podem também serem favorecidos neste cenário, tendo em vista que a Ucrânia exporta em torno de 300 mil toneladas”. A redução do fluxo de exportação gera oportunidades que podem ser capturadas por produtores brasileiros. Há oportunidades para conquistar novos mercados com a valorização das commodities para o produtor nacional, contudo, existem produtos como a ração de nutrição animal com estes commodities na base de sua composição, que leva certamente a um aumento de custos ao produtor. As incertezas estão presentes neste momento e o agronegócio brasileiro precisa manter-se com a resiliência de sempre! 
Uma outra oportunidade de negócios e geração de empregos e renda não está ligada diretamente à guerra, mas sim a Lei 12.651 de maio de 2012 que atualizou o Código Florestal do país, obrigando os proprietários de terra a plantarem milhares de mudas a fim de reconstruir as matas ciliares. Fato que tem gerado emprego e renda em viveiros e empresas que se propõem a prestar serviços de reflorestamento. Existem grandes desafios no agronegócio, mas como sempre há oportunidades.
 

Publicidade

Veja também