Dia D movimenta postos de vacinação em PP

Entre UBSs e ESFs, atendimentos ocorreram ontem, das 8h às 17h, em 28 pontos espalhados pelos bairros da cidade

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 14/05/2017
Horário 22:36
 

A Campanha de Vacinação contra a Gripe ocorre até o dia 26 de maio, mas o Dia D da ação foi ontem e começou logo pela manhã. Ao todo, 28 salas de vacinação de Presidente Prudente, entre UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família), fizeram plantão de atendimento, das 8h às 17h, para se dedicar ao público-alvo da realização. De acordo com a coordenadora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, até o início da última semana, mais de 18 mil doses foram aplicadas, o que ainda representa um número "muito baixo".

Jornal O Imparcial Salas de vacinação de Prudente fizeram plantão das 8h às 17h, ontem, Dia D da campanha

Ainda de acordo com a coordenadora, o Dia D, geralmente, é usado para fomentar a participação das pessoas, bem como, na data, é esperado que a baixa no número de aplicações seja superada. Segundo ela, a principal preocupação está no grupo de criança de 6 meses a menores de 5 anos, em que a incidência de imunização não passava de 28,2%, até o último levantamento.

Dentro desta faixa etária, a dona de casa Maria Lígia Bertoncine, 53 anos, levou as crianças para se vacinarem logo pela manhã de ontem, pois acredita na importância da imunização. Além disso, ela ressalta que o que vale nesse momento é a conscientização. "Tem que se prevenir. Ainda mais as crianças, que frequentam escolas e estão em contato direto com outras pessoas. O frio está chegando, então, não podemos bobear e perder a oportunidade", completa.

Na outra ponta dos grupos prioritários, a maior participação está entre os idosos, que, até as últimas contagens da VEM, apontavam um percentual de participação de 63,8%. Apesar de a vacina estar disponível desde o dia 17 de abril, o aposentado Jair Modesto Neves, 67 anos, deixou para ir no Dia D, o que não é de seu costume. Conforme relatado por ele, que tem a "imunidade muito baixa" e pega bastante gripe ao longo do ano, "a preocupação deve ser de todos, para não dar chance de ocasionar problemas de saúde mais graves".

 

Ação

O dia de mobilização é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de Saúde e tem como objetivo reforçar a importância da vacinação dos grupos prioritários. Ademais aos dois grupos citados, a campanha também é direcionada para gestante e puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e povos indígenas.

 
Publicidade

Veja também