Doar é mais do que ajudar: é transformar e salvar vidas

EDITORIAL -

Data 11/12/2018
Horário 04:33

E edição de domingo deste diário trouxe uma informação preocupante, até triste, se parar para pensar. Em destaque, mostrou que o número de doadores de medula óssea caiu 8,61% em Presidente Prudente, comparando 2018 e 2017. Fica aqui, então, um alerta e um pedido para que quem ainda não é, se torne um doador oficial de medula óssea.

Conforme informações do Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea), os hemocentros regionais, ou mais conhecidos como Bancos de Sangue Públicos, são responsáveis por cadastrar os interessados em se tornar doadores de medula óssea. Os dados são agrupados em um registro único e nacional. Um indivíduo pode ser voluntário para a doação de sangue, doação de medula ou de ambos. É importante que este desejo seja explicitado no momento do cadastro.

O processo de busca do doador é simples e totalmente informatizado. O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. Para aumentar a probabilidade de êxito na localização, é fundamental manter os dados cadastrais atualizados no Redome.

Uma das doenças que um transplante de medula óssea pode curar é a leucemia. Trata-se de um tipo de câncer que ocorre na formação das células sanguíneas, dificultando a capacidade do organismo de combater infecções, que pode ser tratada com o transplante de medula óssea.

É essencial cada um sentir no coração e ter a noção do quão é importante se cadastrar no Redome e, caso for compatível, se tornar um doador. Um salvador de vidas. O transplante de medula óssea consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula. Não espere a dor chegar por perto. Seja solidário e tente ajudar o outro que precisa de ajuda da melhor maneira possível. Talvez você, que nunca pensou em se cadastrar, pode ser a cura de alguém.

É uma atitude nobre, que transforma a vida não só de quem recebe a doação, mas de uma família inteira, de amigos, de pessoas próximas àquela que está adoentado. E, claro, transforma a vida do doador também, já que ele vai se sentir realizado e grato pela oportunidade de servir ao próximo. Em Prudente, os interessados em doar a medula óssea – na faixa etária de 18 a 54 anos – devem procurar a Santa Casa de Misericórdia, único banco de sangue autorizado no município, localizada na Rua Wenceslau Braz, 5, na Vila Euclides. Faça sua parte!

Publicidade

Veja também