Dracena inicia coleta de sangue de cães

Ação ocorre após morte por leishmaniose no Jardim Jussara; vítima tem histórico de problemas renais crônicos e era paciente do Centro de Hemodiálise

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 08/02/2020
Horário 06:19

 

Foi confirmado na quinta-feira, pela Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Púbica de Dracena, o óbito de uma mulher de 60 anos, moradora do Jardim Jussara, em decorrência de leishmaniose. De acordo com a santa casa, a mulher tem histórico de problemas renais crônicos e era paciente do Centro de Hemodiálise. Ao contrair leishmaniose, o quadro da paciente se agravou e chegou ao óbito.

 

Com essa confirmação, a Prefeitura, por meio da Vigilância Epidemiológica e do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), realizará um inquérito canino num raio de 200 metros da casa onde a vítima residia. Os trabalhos de coleta de sangue dos cães nessa região serão iniciados na segunda-feira, devido à reforma do laboratório de análises do CCZ.

Periodicamente, a Prefeitura ainda realiza orientações sobre a doença e retirada de criadouros do mosquito-palha, transmissor da leishmaniose visceral, e também fornece caçambas através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Limpeza Pública para a limpeza dos quintais. Além disso, o Centro de Zoonoses realiza inquérito canino para saber se o cão é positivo para leishmaniose.

Conforme os dados da Secretaria de Saúde do município, em 2019 foram registrados dois casos de leishmaniose em humano e um único caso em 2018. Os últimos registros de óbito em decorrência da doença foram no ano de 2008, com duas mortes por leishmaniose.

“A Prefeitura de Dracena externa todos os sentimentos e pesares aos familiares e amigos da cidadã”.

Publicidade

Veja também