Educação vem antes do trabalho

EDITORIAL -

Data 28/10/2020
Horário 04:24

Os candidatos a prefeito de Presidente Prudente foram convidados a assinar uma carta compromisso contra o trabalho infantil, contendo dez obrigações para a garantia da proteção aos direitos das crianças e adolescentes. O ato ocorreu na noite de segunda-feira, na Câmara Municipal, e colheu as assinaturas de nove dos 12 prefeituráveis no pleito municipal deste ano. A iniciativa foi do FPETI-PPR (Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente e Região), que agrega diversas instituições voltadas à proteção deste público.
O compromisso selado entre os postulantes e os órgãos de defesa e Justiça é muito importante, considerando que precisamos de representantes comprometidos em preservar a saúde, a segurança e o bem-estar das crianças e jovens. Crescemos ouvindo frases como “Melhor trabalhando do que o dia inteiro na rua” e “é necessário que as crianças trabalhem para aprender a ser gente”, que precisam ser imediatamente desmistificadas, uma vez que o trabalho infantil não é a solução para tornar adultos melhores.
Por muitas gerações, crianças tiveram que trabalhar em condições insalubres para ajudar no sustento da casa e da família, o que gerou uma ideia romântica sobre o trabalho e a necessidade de começar desde cedo para ser alguém na vida. Entretanto, é papel do poder público garantir empregos para as famílias, de modo que as crianças não necessitem trabalhar para complemento de renda.
As autoridades devem garantir à população infantil o acesso à educação, à saúde, à segurança e ao lazer, a fim de que não lhes seja negada a formação prioritária e integral enquanto seres humanos para o pleno exercício da cidadania.
Não é melhor trabalhar do que ficar o dia inteiro na rua. É melhor estudar do que ficar o dia inteiro na rua. Mais do que a defesa do trabalho, precisamos, desde já, proteger o direito das crianças de ter acesso a uma escola que contribua para o seu desenvolvimento enquanto pessoa e, isso só será possível, a partir de representantes comprometidos com a infância e com a adolescência. A educação é e sempre será o melhor caminho para formar futuros cidadãos trabalhadores. Cobremos isso de nossos prefeitos e vereadores.
 

Publicidade

Veja também