Efeito tesoura

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 08/05/2021
Horário 04:30

Tudo se resolve com mais vendas? Não resolve. Como assim? Devo deixar de fazer vendas? Obviamente que não. As vendas são essenciais para todos os negócios, assim como o dinheiro em caixa. São estes recursos conhecidos como capital de giro que paga contas como: salário dos funcionários, pró-labore, impostos, aluguel, escritório de contabilidade e outros gastos da rotina da empresa. Quando falta este dinheiro, a empresa busca recursos de reservas financeiras, dos sócios, empréstimos ou até da venda do patrimônio. Este é o “efeito tesoura”.
Importante salientar que este problema conhecido como “efeito tesoura” não se resolve necessariamente vendendo mais. A impressão é: preciso gerar mais dinheiro, então “bora” aumentar as vendas. A solução para geração de caixa passa por alguns cuidados e não se resolve apenas com aumento do faturamento. O ponto chave é a diferença entre os prazos que se paga os fornecedores e os prazos que se recebe dos clientes.

A solução para geração de caixa passa por alguns cuidados e não se resolve apenas com aumento do faturamento

Num mundo perfeito, o comerciante conseguiria receber à vista do consumidor e pagar os fornecedores a prazo. É o famoso “trabalhar com o dinheiro do cliente”. Mas, a realidade - para grande maioria - não é esta. Geralmente, há boletos de fornecedores já pagos cuja mercadoria ainda está no estoque ou foi entregue para aquele cliente que pagou no cartão dividido em várias vezes ou até mesmo no fiado.
Por exemplo, imagine que se recebeu do consumidor em 50 dias, e o boleto do fornecedor venceu com 30 dias, isto significa que a empresa teve que pagar o fornecedor 20 dias antes de receber do cliente. Portanto, precisará de dinheiro em caixa (capital de giro) para pagar esta conta. Para reduzir esta necessidade de capital de giro, basta reduzir a diferença entre os prazos do cliente e do fornecedor. Lembrando que estoque encalhado também afeta a necessidade de capital de giro. Por fim, se não houver dinheiro em caixa para honrar os compromissos rotineiros, o efeito tesoura se instaura.



 

Publicidade

Veja também