Ei...faça a sua parte!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 24/08/2021
Horário 05:12

O público mais jovem começa a respirar melhor com a proximidade do momento da primeira dose da vacina contra a Covid-19. Os números mostram uma melhora no cenário: diminuição da média de casos por dia; menos leitos ocupados, menos mortes. Porém, a preocupação ainda deve permanecer. E, claro, os cuidados também.
Os adolescentes começaram a ter essa chance de imunização e é essencial que esse público busque a imunização o quanto antes. Quem tem de 12 a 17, com comorbidades, já pode tomar a sua dose na maioria das cidades. Em Presidente Prudente, quem tem 17 anos, sem comorbidades, também já pode ir atrás da sua vacina. A aplicação será das 7h30 às 16h30, em todas as 26 unidades de saúde do município. O imunizante da Pfizer é o único autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a faixa etária.
Conforme a própria Pfizer, em outras situações pandêmicas, graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado - como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia, caso as pessoas parem de se vacinar. Ou seja, é essencial que todos tomem sua dose de vacina. E, por favor, jovens, sejam a geração exemplo e sigam até os postos de vacinação quando sua vez chegar. 
Além de levar os filhos para serem vacinados, é fundamental ficar atento para quais você deve tomar. O Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças, bem como para pré-adolescentes e adolescentes, adultos, idosos; e ainda para gestantes. Peça mais informações para seu médico. Ou seja, toda vacinação é importante ser respeitada. 
Jovens, vacinem-se. E deem exemplos a outras gerações, tanto antes como depois das suas. Fiquem atentos ao calendário, em especial da Covid. Faça a sua parte!

Publicidade

Veja também