Em outras “linhas”, antigo vagão de trem continua fazendo história por Prudente

EDITORIAL -

Data 28/08/2020
Horário 04:20

Enquanto a malha ferroviária segue desativada há anos na região, o último transporte de passageiros que circulou nas linhas da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, em Presidente Prudente, continua fazendo história por aqui.
Doado no início de 2016 à Prefeitura pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), após três anos de negociação, um clássico vagão de trem do século 20 - que antes se encontrava totalmente abandonado, servindo apenas de ponto para vândalos, uso de drogas e proliferação de animais peçonhentos, próximo ao pátio da antiga estação ferroviária e do Centro Cultural Matarazzo - foi transferido em maio do mesmo ano, para o IBC Centro de Eventos
A estrutura, na época, foi totalmente revitalizada, sem comprometer o design original. A ideia inicial, assim que a novidade foi anunciada, era de que ela abrigasse as comissões organizadoras dos principais eventos culturais realizados ao longo do ano na cidade. No entanto, desde a sua instalação no IBC, vivia fechada e foi poucas vezes utilizada.
Daí a ideia de encontrar um novo lar e também possibilitar novas funções ao antigo transporte. No domingo, conforme noticiado neste diário, o veículo foi transferido para o Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto. Além de preservar e valorizar a sua história, o objetivo com a mudança, concretizada na segunda, é proporcionar um novo atrativo aos visitantes da unidade, que já planeja fazer do local uma Estação Museu, com diferentes ações, culturais e educativas, realizadas em seu interior.
Assim como os prédios do Matarazzo, do Poupatempo e do IBC, que hoje oferecem diversos tipos de serviços e atrativos à população, mas antigamente eram espaços ociosos, o histórico transporte - que antes de ser revitalizado vinha sendo corroído pela ferrugem e estava esquecido pelo tempo - pode promover, ao mesmo tempo, cultura e lazer.
O novo espaço só será liberado após o fim das obras, alinhada ao plano de retomada das atividades no município. Que esta pandemia passe logo e possamos aproveitar o que de mais valioso este vagão ainda pode transportar: conhecimento!

Publicidade

Veja também