Empreender na crise

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 18/04/2020
Horário 04:19

Uns consideram exageradas as medidas para quarentena obrigatória, outros concordam que são necessárias! E no meio desta polêmica, a queda da geração de empregos e renda é inevitável. O empresário já vivia numa corda bamba e agora precisa lutar para sobreviver, e para tanto, entender como o cliente toma as decisões é condição básica nas estratégias empresariais.

O empreendedor João Apolinário, dono de grandes marcas no varejo e o precursor das vendas à distância, aponta os pilares da análise de mercado e desenvolvimento de novos produtos. Segundo Apolinário, as necessidades, dores e desejos dos clientes estão intimamente ligados à: beleza, saúde e tempo. Por mais que a pandemia tenha afetado a geração de empregos e renda, estes fatores apontados por Apolinário são universais.

O cliente pode até parecer o mesmo, mas a forma de pensar e suas decisões de compra podem ter mudado muito

O momento exige diálogo com o cliente para atualizar-se quanto às necessidades neste contexto gerado pela quarentena obrigatória. Pesquisas oficiais com estatísticos e abordagens com formulários são os melhores caminhos, contudo, na prática, conversar com cliente, fazer perguntas sobre hábitos de consumo, identificar mudanças de comportamento e entender aquilo que entrega beleza, saúde e tempo são a chave. O cliente pode até parecer o mesmo, mas a forma de pensar e suas decisões de compra podem ter mudado muito.

Por exemplo, é provável que alguns clientes, preocupados em economizar, cancelem o banho semanal dos animais nos petshops. Com isto, é feita a renúncia ao benefício que gera economia do seu tempo. Por outro lado, a necessidade de deixar o animal limpo e belo continua lá. Ao entender esta mudança, sai na frente a empresa que antecipa as necessidades do consumidor e, por exemplo, por que neste caso não entregar dicas e vender os produtos para o banho no estilo faça você mesmo? Portanto, conheça melhor o seu cliente, antecipe necessidades, inove nas ações e empreenda na crise.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também