Empréstimo consciente

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 21/05/2022
Horário 04:30

Os empréstimos são ferramentas importantes para viabilizar, acelerar e nutrir negócios em todo mundo, contudo, deve-se abordá-los com cautela, pois empreender é uma atividade de risco. O financiamento de menor risco geralmente é aquele feito com o capital de giro da própria empresa. Por outro lado, se o dinheiro é emprestado por terceiros, além dos riscos das perdas, terá que enfrentar as consequências como possível devedor. Hoje milhares de empresas e consumidores enfrentam tal realidade.
Os riscos sempre existirão, mas é como pular de paraquedas do alto de um prédio. A exemplo das pessoas que praticam este tipo de esporte radical, é preciso investir tempo no planejamento: simular os movimentos no chão, certificar de que há um paraquedas reserva caso o principal não funcione, checar os equipamentos quantas vezes achar necessário. O mesmo se aplica às empresas, é preciso de muito cuidado e planejamento: os contratos devem ser lidos com atenção, as taxas devem ser avaliadas com cuidado, inclusive a forma que estas serão atualizadas. Por exemplo, existem contratos que são atualizados pelo IGPM que são o Índice Geral de Preços de Mercado, outros pela Selic (taxa básica de juros), IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) ou mesmo uma combinação entre elas. Pode ser que no momento da assinatura, as parcelas sejam atrativas, mas se estes índices aumentarem repentinamente, a dívida também aumentará.
O primeiro passo para empréstimos feitos com segurança é organizar a casa. Ter anotado as entradas e saídas financeiras e identificar de onde elas vêm e para onde vão já reduzem parte dos riscos. Para tanto, pode-se começar com um dos muitos aplicativos disponíveis no celular/computador, tanto pessoas físicas quanto empresas. Este esforço ajuda a definir: quanto de dinheiro realmente está disponível; até quanto que se pode gastar; se é melhor investir em compras a prazo ou à vista; se é o momento de contratar ou demitir; se realmente é preciso contrair empréstimos; conhecer o limite das contrapropostas para negociações de dívidas vencidas, entre outros. Se as suas finanças estão uma bagunça, o que está esperando para dar o primeiro passo?

 

Publicidade

Veja também