Encontro na 5ª-feira discutirá reativação da ferrovia na região

A ALL tratará de questões como peculiaridades do serviço ferroviário, dados técnicos, parâmetros operacionais, políticas de preços, entre outras.

PRUDENTE - Elaine Soares

Data 20/05/2014
Horário 09:02
 

"Em prol do desenvolvimento regional" será realizada, nesta quinta-feira, uma reunião na diretoria do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Presidente Prudente, às 10h30, com a presença de dirigentes da ALL (América Latina Logística) e representantes de órgãos públicos, classe política, empresariado e entidades da sociedade civil. A finalidade do encontro é tratar da reestruturação do transporte ferroviário na região. Na oportunidade, os empresários terão a oportunidade de comprovar a existência de demanda que justifique o uso da malha ferroviária. Por outro lado, a concessionária da linha esclarecerá dúvidas sobre pontos que podem viabilizar o serviço na região.

De acordo com a ALL, encontros periódicos têm sido realizados com empresas de diversos municípios para tratar do assunto. No entanto, a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente), que participará da reunião para defender o uso dos trilhos, diz que, desta vez, a intenção é reunir o maior número possível de interessados para que se possa mensurar com mais presteza o volume de produtos que poderiam ser enviados em vagões, caso a ferrovia seja ativada. "O custo do frete com o transporte ferroviário é bem menor se comparado com outras formas de transporte e temos demanda para que a linha férrea volte a funcionar", diz o diretor de Comunicação da entidade, Marco Antônio Goulart. Após a reunião "comercial e técnica", o diretor espera que se iniciem as tratativas entre as empresas e a concessionária para que a malha ferroviária passe a atender a região, o que seria "importante para a economia do oeste paulista", frisa.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da UEPP, representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e da Secretaria de Estado de Logística e Transportes já confirmaram presença no encontro. Prefeitos regionais ainda enviaram cartas aos empresários de seus municípios para que comparecessem à regional do Ciesp nesta quinta-feira. A ALL tratará de questões como peculiaridades do serviço ferroviário, dados técnicos, parâmetros operacionais, políticas de preços, entre outras.
Publicidade

Veja também