Enem PPL e Encceja contam com 4,6 mil inscritos na região

Participar dos exames permite que participante conquiste vagas em programas como Fies e Sisu, além de usufruir de bolsas do ProUni; de acordo com a SAP, provas ocorrem em 2 dias cada

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 09/12/2017
Horário 12:46

Reeducandos de 18 unidades prisionais do Estado atendidos pela SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) farão na terça e quarta-feira o Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade). Além desta oportunidade, conforme a SAP, assistidos de 18 unidades farão ainda a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que ocorre nos dias 19 e 20. Na região de Presidente Prudente, ao todo, nos dois exames, são 4.665 inscritos.

Na 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, conforme a SAP, serão 1.232 inscritos no Enem PPL, com 18 unidades participantes e outros 3.433 inscritos para o Encceja, com 18 unidades participantes (veja as tabelas). Ao contrário dos outros anos, em 2017, o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade destina-se apenas a jovens e adultos que concluíram ou estão na última série do ensino médio. Aqueles com 18 anos ou mais que pretendem a certificação do ensino médio participarão do Encceja.

A oportunidade de participar dos exames traz benefícios aos participantes. O Enem PPL, por exemplo, dá a possibilidade de acessar os programas públicos de ensino superior, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), as bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

 

Fundação Casa

Já na Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), das unidades Irapuru I e II, região de Presidente Prudente, ao todo, são quatro jovens que participarão do Enem PPL, na terça e quarta-feira. Ao todo, são 332 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, em 86 centros de atendimento da Fundação Casa, inscritos para prestar as provas.

Nas duas unidades, a preparação para o exame ocorre principalmente no período da educação escolar, cujas aulas são ministradas por professores da Secretaria de Estado da Educação. A educação formal na fundação segue o calendário e o material didático da rede pública estadual.

Além disso, cada centro socioeducativo teve autonomia para proporcionar atividades de preparação extra, com auxílio de pedagogos ou agentes educacionais da própria Fundação Casa.

Publicidade

Veja também