Ensino remoto é desafiador, mas pode ensinar muito

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 18/08/2020
Horário 04:39

Alfabetização em casa! Muitos pais e responsáveis estão passando por essa experiência e sabem relatar, com categoria, o quão difícil é para uma criança e adolescente ter a disciplina de entrar na aula, fazer as atividades, se concentrar, aprender, estudar. Não é uma tarefa fácil. Pelo contrário. Uma árdua rotina implantada de um dia para o outro, com muitas cobranças. E, no meio disso tudo, a parte adulta da casa segue com seu trabalho – seja home office ou não -, fora as ações dentro de casa: almoço, janta, roupa, sala para varrer, quintal para lavar, sujeira do cachorro para recolher. 
Enfim, nada fácil. Mas, é a realidade de muitas casas em tempos de pandemia. A criança se viu na necessidade de sentar em frente a um computador, pegar a apostila e prestar atenção em tudo o que a professora diz. O adolescente, enfrentar as aulas de física e história da mesma forma. E as aulas de faculdade também foram trocadas pelas experiências online. 
Uma nova rotina diante da pandemia instalada desde março no Brasil. São inúmeras as formas colocadas pelos professores e educadores para que os alunos façam suas atividades. Tem quem aproveita muito. Outros nem tanto. A realidade é que os professores se esforçam, inovam, reaprendem e precisam ensinar dessa forma. Não tem outro jeito.
Desde a creche até o ensino superior. Todos precisaram se adaptar. E seguem assim. Ninguém sabe ainda como será a retomada das aulas, se vai funcionar e nem se, de fato, vai ser uma realidade em outubro. O que resta para os estudantes é continuar com as aulas online e, aos pais, acompanhar todo o processo.
O bom de tudo isso é que agora, mais do que nunca, os responsáveis aprenderam a dar o real valor ao papel desenvolvido na escola e entender, de uma vez por todos, que a educação de uma criança é a unidade da instituição de ensino e da família. 
O ensino remoto é desafiador, mas pode ensinar muito. E não só o “bê-á-bá”. Ensina resiliência, amor à profissão, esforço e superação. Basta se atentar. Muitos ensinos vão além de ler e escrever. 

Publicidade

Veja também