Entidades almejam crescimento de Prudente

Representantes da UEPP, OAB e FEAPP comentam sobre as expectativas com relação à cidade, que segue rumo ao centenário

PRUDENTE - JEAN RAMALHO

Data 14/09/2016
Horário 08:55
 

Desde que "tão brava gente plantou a semente" até hoje se passaram 99 anos. A semente vingou, deu frutos, e hoje Presidente Prudente é citada em listas que a colocam entre as melhores cidades para se viver no Estado de São Paulo e até mesmo em âmbito nacional. No entanto, desde que Marcondes e Goulart "vieram para desbravar este rincão", este "pedaço de terra na boca do sertão" cresce de modo bem peculiar. Com seu jeitinho caipira, o município por vezes desconhece seu próprio potencial e se esconde no acanhamento típico de quem foi criado no interior. Tanto que "cresceu, cresceu demais e tão menina", mas agora prestes a se tornar centenária, busca no "orgulho desta gente prudentina" a razão para se tornar ainda maior e acolhedora.

Jornal O Imparcial
Maior cidade da região completa hoje 99 anos de fundação

E os anseios dos 223.749 estimados prudentinos passam pelos olhares atentos de inúmeros setores da sociedade. Desde a iniciativa privada até os órgãos públicos, como também pelas entidades mais representativas da cidade. Entre elas, a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Feapp (Federação das Entidades Assistenciais) e a 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Entidades que, no geral, vislumbram uma Prudente mais desenvolvida, justa e com melhor qualidade de vida neste próximo ano, rumo ao centenário.

É o que pensa, por exemplo, o diretor de comunicação da UEPP, Marco Antonio Goulart. "As pesquisas indicam que Prudente está entre as melhores para se viver. Mas vejo que ela tem um potencial muito grande, que não é explorado. Então, o que todos esperam é que a gente consiga adotar uma politica efetiva, que ajude a cidade a encontrar e desenvolver o seu potencial, que precisa ser explorado", comenta o diretor.

 

Desenvolvimento econômico

Instalada em solo prudentino desde setembro de 1933, a 29ª Subseção da OAB é uma das mais antigas do Estado de São Paulo. História que deu à instituição e ao corpo jurídico "a oportunidade de conviver com o crescimento da cidade", conforme o presidente Rodrigo Lemos Arteiro. Por isso, para o representante da OAB Prudente, o aniversário de 99 anos do município deve ser encarado como um ponto de partida para um maior desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população.

"A OAB sempre buscou atuar no sentido de cooperar para o desenvolvimento da cidade, sempre esteve atenta às questões políticas e fazendo pleitos para a melhoria da qualidade de vida da população. Portanto, a gente pode esperar uma valorização e um fortalecimento de toda estrutura judiciária que nos guarnece, para que possamos fortalecer ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade e região", relata Arteiro.

 

Questões sociais

A crise econômica e a consequente queda nos repasses advindos dos governos federal, estadual e municipal preocupa o presidente da Feapp, Floriano Lelo. Mas, para ele, independente das verbas, o que se espera de Prudente no próximo ano e em seu centenário é uma atenção maior às questões sociais e aos mais necessitados. "Prudente tem um povo colaborador, que vai continuar apoiando as causas das entidades. Sou otimista em relação ao sucesso da cidade, pois Prudente tem um povo de bom coração, que está sempre disposto a ajudar, colaborar, então, se depender da população, o município tem grande chances de crescer ainda mais, sobretudo, na questão social", estima.

 

O que você espera para a cidade neste próximo ano?

 

Fotos: Marcio Oliveira

 

500

Alexandre de Souza Silva, 39 anos

Funcionário público

"Que ela melhore cada vez mais. Que a população tenha seus direitos respeitados e uma melhor qualidade de vida"

 

501

Dalete Graciene de Freitas, 34 anos

Pedagoga

"Que continue se desenvolvendo, com melhor planejamento por parte dos governantes e com atenção à saúde, emprego e educação"

 

502

Malu Freitas, 25 anos

Telefonista

"Que a cidade funcione como deve funcionar. Prudente tem um potencial enorme, mas não muda, não cresce, não desenvolve"

 

503

Pedro da Silva, 65 anos

Aposentado

"Espero que melhore ainda mais. Que a cidade tome o rumo do desenvolvimento, principalmente com a geração de emprego"

 

504

Yuri Ferreira Ribeiro, 16 anos

Estudante

"Torço para que Prudente seja mais desenvolvida. Que tenha emprego para os jovens e eles não precisem deixá-la para trabalhar"

 

505

Raul Guidio, 70 anos

Aposentado

"Que a cidade tenha mais incentivo para a instalação de empresas e indústrias, que gerem empregos e renda à população"

 

506

Carlos Alberto Jardim, 58 anos

Arquiteto

"Menos corrupção. Tudo o que se faz tem que se levar algo. Então, quando a corrupção é estancada, sobra para outras áreas"

 

507

Evelyn Gomes do Nascimento, 21 anos

Balconista

"Uma cidade menos violenta. Com tantos roubos e assaltos, vamos ao banco e não temos certeza de que chegaremos em casa com o dinheiro"

 

508

Mauro Pereira Silva, 58 anos

Mecânico

"Espero que os bairros sejam mais bem cuidados. Meu bairro está abandonado, cheio de mato e entulhos"

 

509

Leonardo Pereira da Silva, 16 anos

Estudante

"Estágio e emprego para os adolescentes e os jovens, além de melhorias na infraestrutura da cidade, sobretudo, nas escolas"

 

510

José Antonio Pedrosa, 63 anos

Aposentado

"Espero sempre o melhor. Que ela se desenvolve, cresça e se torne um lugar melhor para as próximas gerações"

 

511

Marcela Damião, 24 anos

Desempregada

"A população aumenta e o emprego diminui. Então, espero que haja políticas de incentivo à geração de emprego"
Publicidade

Veja também