Entrevista Daniel Grandolfo – Eleições 2016

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 01/09/2016
Horário 08:20
 

 


Daniel Aguiar Grandolfo/SD


Wesley Renato Brambilla Gracino de Oliveira/SD


 




Jornal O Imparcial Os radares estão tirando o dinheiro do povo 2 vezes

Diante da competitividade de espaço na malha viária urbana, o postulante à chefia do Executivo prudentino, Daniel Grandolfo, propõe a retirada da linha do trem, que seria substituída por uma avenida de acesso rápido para o centro da cidade. O grande objetivo é extinguir o estigma de "lado pobre e lado rico" da cidade, valorizando a zona leste. Grandolfo pretende ainda trazer o Bom Prato para o município e criar um hospital municipal.

 

 

O Imparcial: Na visão do senhor, qual a principal deficiência da capital da Alta Sorocabana e como revertê-la?


Um dos problemas sérios de Prudente é a saúde, pois temos uma fila muito grande de espera e muitas pessoas aguardando especialistas. Nossa proposta é a construção de um hospital municipal, visto que o HR Doutor Domingos Leonardo Cerávolo engloba muita gente da região e acabou ficando pequeno para nós, deixando a desejar para a população. Entendo que o município precisa de um hospital que tenha especialidades para que se resolva o problema drástico que temos na saúde. O hospital, faríamos em longo prazo, porque levaria tempo para se construir e teríamos que buscar verba junto ao governo federal. De , pretendemos fazer mutirões de atendimentos para acabar com essas filas de espera tremendas, além de promover campanhas nos bairros e levar os médicos de áreas especializadas necessitadas.

 

Dentro de seu plano de governo, qual seria o projeto carro-chefe?


Temos um plano de reestruturação da infraestrutura de Prudente, ao passo que precisamos pensar no município para os próximos 50 anos, 100 anos. Nosso carro-chefe seria retirar a linha do trem e fazer uma avenida de acesso rápido para o centro da cidade, acabando com o estigma de lado pobre e lado rico da cidade e valorizando a zona leste, alterando sua identidade visual. É um projeto que temos de fazer com o governo federal. A linha precisa ser retirada de dentro da cidade e passar por fora de Prudente, até porque não está sendo utilizada. Ainda em infraestrutura temos um problema sério que é o congestionamento da cidade, temos fila de carros de manhã para quem vai sentido centro e congestionamento à tarde para quem retorna sentido bairro, sobretudo nas principais rotatórias da cidade. Isso se dá em decorrência de não termos semáforos inteligentes – os quais verificam onde está o fluxo maior de veículos e viabilizam maior tempo nesse sentido.

 

Qual sua proposta de trabalho na área da educação? Tem metas?


Precisamos investir em estudo integral, haja vista que muitas crianças estão na rua, indo para a escola apenas de manhã ou à tarde, sem ter onde ficar no contraturno. Além disso, há um déficit de mais de mil vagas no ensino infantil de Prudente hoje. Precisamos criar atividades para que a criança não fique fora da escola, educando a criança para não punir o homem. Nós que estamos no sistema penitenciário sabemos o desastre que hoje ele é. Temos atualmente 230 mil pessoas presas no Estado de São Paulo, em 164 unidades prisionais, e mais 500 mil mandados de prisão para serem cumpridos. Precisamos cuidar da educação como obra-prima, tratar como prioridade total para que as crianças mais tarde não estejam nos presídios.

 

Como o senhor avalia a gestão compartilhada de escolas, como ocorre hoje por meio do Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista)? Se favorável, pretende expandir essa cogestão, caso eleito?


Eu não tenho parâmetro para avaliar essa cogestão, não sei quais problemas estão ocorrendo e como resolver. Como não tenho conhecimento profundo de como está essa questão prefiro não me pronunciar.

 

O Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo inicia a partir de 1º de setembro um novo sistema de assistência referenciada, priorizando casos de média e alta complexidade, considerados graves ou gravíssimos, transferindo ocorrências simples para UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ESFs (Estratégias de Saúde da Família), UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) e unidades 24 horas. Como fazer com que as unidades consigam absorver essa demanda?


Teremos um aplicativo para celular que vai permitir que as pessoas saibam qual médico estará de plantão, além de fazer denúncias, reclamações, para que a população nos ajude a fiscalizar o município. A construção do hospital municipal e a realização dos mutirões também serão a solução para esse problema. Fortaleceremos a ação preventiva aumentando as ESFs e contratando mais profissionais.

 

Conforme cálculos da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), a frota da cidade quase alcança um veículo por habitante. Como sanar essa briga por espaço na malha viária urbana?


Nós vamos trabalhar com os já mencionados semáforos inteligentes e a retirada da ferrovia e substituição por uma avenida para melhorar o trânsito e o acesso aos bairros.

 

A atual gestão elaborou um Plano de Mobilidade Urbana para os próximos 15 anos. Embora algumas obras estejam em andamento, a aplicação das medidas, em sua maioria, ficará para a próxima administração. Como lidar com o desafio de assumir o encargo destas mudanças e ainda garantir a manutenção do sistema?


Eu vou analisar todas as medidas propostas e manter o que achar que vai beneficiar a população.  Já o que não for interessante, vou retirar. O transporte público precisa ser melhorado, precisamos ter mais linhas de ônibus e integração para qualquer lugar da cidade. Isso precisa ser feito com urgência.

 

E o transporte coletivo? A proposta em andamento é a abertura de uma nova licitação. O senhor investirá esforços para a remodelação? E quanto à tarifa e qualidade do sistema?


Vamos investir nisso sim, mas exigindo que a empresa que assuma o serviço em Prudente garanta no mínimo ônibus com acessibilidade, ar-condicionado e wi-fi. Hoje, a qualidade da frota é péssima, pneus carecas, ônibus antigos, sem acessibilidade, que não atendem a demanda. O valor da tarifa aqui é muito alto, quase o mesmo de São Paulo, por isso, vamos estudar uma forma de, se for necessário, o município subsidiar parte da tarifa para que as pessoas tenham o transporte urbano mais barato. Estamos trabalhando ainda para desenvolver o projeto de um aplicativo que mostre à pessoa onde está o ônibus, quanto tempo vai levar para o veículo chegar no ponto onde ela está aguardando.

 

Como o senhor analisa a implantação dos controladores de velocidade (radares) nas vias de Prudente? Pretende expandir?


Nós pretendemos remover todos os radares, o que já é um pedido do próprio Ministério Público , visto que a licitação foi feita de forma irregular. Eles custam milhões no bolso da população e arrancam milhões em arrecadação, ou seja, estão tirando duas vezes o dinheiro do povo. Existem outras formas de se obter êxito e conseguir reduzir as mortes no trânsito e o excesso de velocidade, que não a implantação dos controladores de velocidade.

 

Prudente, ao longo dos anos, não conseguiu por fim ao seu lixão. Como resolver este problema?


Precisamos urgentemente de um aterro sanitário, que precisa ser construído dentro da legislação ambiental, para ter uma melhor forma de tratar os resíduos. Não temos condições de manter o lixão. Além disso, devemos fortalecer a coleta seletiva, já que hoje não existe uma coleta seletiva municipal. Até hoje não houve andamento aos projetos para auxiliar as cooperativas, sendo que elas geram emprego para o município e riqueza, pois o lixo também é dinheiro.

 

De que forma quer fomentar a economia do município, a abertura de novas empresas e a geração de empregos, em meio à queda na arrecadação e recessão econômica?


Temos um novo parque industrial que foi construindo em Prudente e até agora não vi novas empresas se instalando. O que precisamos é dar incentivo fiscal para que empresas se interessem em vir para a cidade. Existem dados da Sert de que em Prudente, neste ano, foram oferecidas 922 vagas, das quais só foram ocupadas 219, por não termos qualificação. Além de buscar empresas e indústrias para a nossa cidade, devemos também capacitar as pessoas para ter mão de obra qualificada. As empresas que abriram essas quase mil vagas ocuparam os postos de trabalho, mas não foram com trabalhadores daqui. Precisamos não só dar o incentivo fiscal, mas trabalhar na base das pessoas, na juventude, para ter boa mão de obra. Quanto ao fortalecimento do comércio, temos uma proposta de aumentar o calçadão, cobri-lo e colocar internet wi-fi, dando acesso à internet para as pessoas que estiverem ali fazendo compras. Queremos ampliar o camelódromo, construir uma praça de alimentação e fazer dali realmente um shopping popular. Temos também uma proposta de um cartão prudentino, por meio do qual o cidadão teria um desconto para adquirir produtos na cidade, e para as pessoas de baixa renda forneceríamos internet gratuita via rádio, também por meio deste cartão, além de entrada gratuita no Parque Aquático da Cidade da Criança. A política é feita para diminuir a injustiça social, então, vamos trabalhar para o povo, para os que mais precisam. Há também o projeto para tirar as pessoas da rua e reinseri-las na cidade, e a primeira coisa que faremos é trazer o Bom Prato, que fornece o café da manhã e o almoço por R$ 1. Vamos providenciar um espaço também para as  pessoas que não têm onde morar e forneceremos cursos de capacitação para que as pessoas possam sair desse local. Para isso, trabalharemos em parceria com a Sert para conseguirmos novas frentes de trabalho em Prudente. Existem muitas pessoas que têm crédito pré-aprovado para o Minha Casa, Minha Vida para construir, mas devido ao valor muito alto dos terrenos na cidade, elas não têm condições de comprá-lo, por isso, vamos ceder áreas. Já fizemos um levantamento e existem cerca de 2 mil terrenos próximo ao Km 7, que poderiam ser desapropriados e fornecidos a essas pessoas.

 

O que o senhor promoverá, no âmbito financeiro, para equilibrar os cofres públicos? Como manter o atual superávit?


Entendo que existem hoje gastos no município que não são necessários, cargos comissionados que poderíamos reduzir, e por outro lado deve-se investir na isenção fiscal para fomentar segmentos. Isso traz empregos e movimenta indiretamente a economia do município, aumentando a receita da Prefeitura.

 

Nos últimos anos, Prudente se tornou canteiro de obras realizadas por meio de parcerias com os governos do Estado e federal, que hoje estão escassas. Como manter o mesmo nível de investimento em um panorama menos favorável, sobretudo com perda de representatividade parlamentar?


Até onde eu sei não foram grandes valores trazidos por deputados federais e estaduais, mesmo porque não temos deputado federal há seis anos, então, não vejo essa representatividade tão forte. Mas nós vamos buscar junto ao governo do Estado e ao governo federal recursos, nosso partido tem uma forte influência e trabalharemos para trazer investimentos articulando com as secretarias e ministérios.

 

Nas áreas de cultura e turismo, quais projetos de incentivo?


A cultura em Prudente é uma área que está sendo bem conduzida pela atual gestão e o valor investido também é razoável, então, podemos manter o trabalho que está sendo feito. O turismo, no entanto, pode melhorar em alguns pontos. A Cidade da Criança, por exemplo, tem algumas partes sucateadas, como os parquinhos, o teleférico. Esse ponto turístico é muito importante e podemos aprimorá-lo, assim como o Balneário da Amizade, que também pode receber mais investimentos.

 

Como será sua atuação frente ao Grêmio Prudente? E qual seria sua postura em relação à escassez de recursos e necessidade de investimento nos atletas prudentinos?


Precisamos buscar parcerias e recursos com empresas para o Grêmio Prudente, sem colocar dinheiro público. Existem coisas que precisam ser priorizadas em comparação ao futebol profissional. Agora, no esporte amador, para tirar a crianças da rua, manter projetos sociais, nisso sim vamos investir. Não só futebol, mas natação, artes marciais, atletismo e educação de modo geral.

 

O senhor pretende continuar os projetos desenvolvidos na atual gestão? Por quê?


Claro, pretendemos sim no que está dando certo. Muitas coisas boas foram feitas e pretendemos dar continuidade.

 

Qual seu critério para a escolha do secretariado?


Não temos o rabo preso com ninguém, não temos empresas por trás de nós, não temos venda de cargo para ninguém, nenhum grupo político, ou seja, estamos sozinhos, limpos. Portanto, escolheremos por competência, não por amizade nem indicação.

 

Por qual razão o eleitor deve colocar a máquina pública em suas mãos?


A gente tem as melhores propostas para mudar a vida das pessoas. Vamos trabalhar com o povo, trazendo igualdade para a sociedade e mais dignidade para as pessoas. Traremos transparência para as contas públicas, a realização de pregões eletrônicos, priorizando as empresas de Prudente para movimentar dinheiro na economia local, a criação de um Portal da Transparência novo e moderno, criando uma nova forma de fazer política com propostas boas para mudar a vida das pessoas. Eu quero governar Presidente Prudente, porque meu sonho é ajudar os que mais necessitam.

 

PREFEITO


Nome completo: Daniel Aguiar Grandolfo

Nome para urna: Daniel Grandolfo

Idade: 36

Estado civil, filhos: Casado, uma filha

Grau de instrução: Superior completo

Ocupação: Servidor público

Partido: SD

Coligação: Sem coligação

Histórico político/candidaturas: Foi candidato a deputado estadual em 2014 e a vereador em 2008

 

VICE-PREFEITO


Nome completo: Wesley Renato Brambilla Gracino de Oliveira

Nome para urna: Wesley Brambilla

Idade: 32

Estado civil, filhos: Casado, um filho

Grau de instrução: Superior completo

Ocupação: Servidor público

Partido: SD

Coligação: Sem coligação

Histórico político/candidaturas: Pela primeira vez pleiteia um cargo público

 

 

 
Publicidade

Veja também