Estado ampliará rede de testes para coronavírus

Governo estadual anunciou força-tarefa para agilizar resultado de exames; de acordo com Doria, haverá monitoramento efetivo sobre a circulação do novo vírus em cidades do Estado

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 02/04/2020
Horário 06:31
Arquivo - Regionais do Instituto Adolfo Lutz terão capacidade para processar 500 exames por dia
Arquivo - Regionais do Instituto Adolfo Lutz terão capacidade para processar 500 exames por dia

A agilidade em que o número de casos suspeitos de Covid-19 aumenta na região de Presidente Prudente não acompanha a velocidade no retorno dos resultados dos exames, para que assim possa-se identificar registros positivos e tomar medidas direcionadas. Como uma espécie de caminhada na escuridão, a incerteza causa inquietação, curiosidade e temor à população. Pensando nisso, o governo estadual anunciou que vai ampliar a rede de testes para o novo coronavírus no Estado, por meio de uma força-tarefa.

A informação foi divulgada pelo próprio governador, João Doria (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes, ontem de manhã. Na ocasião, o chefe do Executivo disse: “vamos reforçar a rede de exames e garantir, desta forma, um monitoramento efetivo sobre a circulação do coronavírus em nosso Estado. Assim, poderemos adotar as medidas necessárias para proteger nossa população”.

E nessa força-tarefa, as unidades regionais do IAL (Instituto Adolfo Lutz) - local que tem concentrado toda demanda do Estado -, situadas em Santo André, Sorocaba, Ribeirão Preto, Bauru e São José do Rio Preto, estarão habilitadas a processar amostras, com capacidade de 500 exames por dia em um primeiro momento, podendo chegar até mil.

Presidente Prudente também possui sede do instituto. Procurada para entender o porquê de a região não estar habilitada para também receber o efetivo, a Secretaria do Estado de Saúde não respondeu até o fechamento desta edição. A pasta também foi procurada para falar sobre o tempo para o retorno dos resultados dos exames.

À reportagem, a supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Prudente, Elaine Bertacco, disse que a informação disponível para o município é a mesma de antes: “a prioridade são os casos graves e os profissionais de saúde que podem estar infectados”, além da lotação diária de demandas.

MAIS KITS

E AMOSTRAS

Já para esta semana, está prevista, ainda, a chegada de 20 mil kits de testes importados e 10 mil enviados pela Fiocruz, que serão distribuídos entre o IAL e outros laboratórios credenciados. “A secretaria também passa a processar, a partir de hoje, 720 amostras por dia no Centro Estadual de Análises Clínicas [Ceac] da zona norte, unidade que já é do governo do Estado. Neste local, serão processadas amostras de 43 hospitais da rede estadual da Grande São Paulo”, completa o Estado.

A força-tarefa também inclui o processamento de 201 amostras de óbitos suspeitos, que terão diagnóstico final nas próximas 24 horas.

Publicidade

Veja também