Estar em saída, aprofundar e viver a Missão

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 04/10/2020
Horário 06:00

Com o tema: “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) iniciou na quinta-feira, 1° de outubro, Dia de Santa Teresinha, a Campanha Missionária 2020. Durante todo esse mês de outubro, a Comissão realiza junto com as POM (Pontifícias Obras Missionárias), a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Comina (Conselho Missionário Nacional) as atividades do mês missionário. A campanha convida a todos serem discípulos missionários e serem sinal de esperança para tantas vidas doadas de forma solidária, principalmente, neste momento em que o mundo passa pela pandemia da Covid-19 que mudou completamente as relações humanas.
Para o bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão para a Ação Missionária, dom Odelir José Magri, ser missionário é viver como cristão, discípulo de Jesus como batizado e a partir de uma vocação especifica. É responder ao chamado de Deus, sair e fazer-se próximo. Dom Odelir destaca que o missionário é convidado a ir às periferias da sociedade para testemunhar a perseverança do amor paciente e fiel de Deus pelas pessoas de nosso tempo, que se expressa com amor gratuito no compromisso da solidariedade, especialmente para com os pobres, os últimos, os excluídos.
MÊS MISSIONÁRIO NO BRASIL
No Brasil, o mês missionário é celebrado em outubro desde 1972, mês para o qual se produz materiais a partir de um tema e lema alinhados com a Campanha da Fraternidade. De acordo com o diretor das Pontifícias Obras Missionárias, padre Maurício Jardim, o mês temático dedicado à missão nos ajuda recordar nossa natureza missionária que não se reduz aos eventos, cursos, formações e atividades. Para Dom Odelir, o mês missionário é uma oportunidade a mais para rezar, refletir, aprofundar e viver a missão. “O mês missionário ajuda a tomar mais consciência da identidade missionária da Igreja da sua razão de ser. É assumir o desafio de colocar-se ‘em saída’ na perspectiva do apelo do papa Francisco que diz que a ação missionária é o paradigma de toda obra da Igreja. A verdade é que a missão renova Igreja”, aponta.
Dentro dessa caminhada missionária da Igreja no Brasil se desenvolve, desde agosto de 2017, o PMN (Programa Missionário Nacional) que foi construído de forma sinodal. Segundo padre Maurício, o PMN é fruto de um processo escuta dos 18 regionais da CNBB e reflexões iniciadas pela equipe executiva do Conselho Missionário Nacional. Desde então, vem se trabalhando de forma colaborativa para que a missão seja o eixo norteador das prioridades definidas no programa e demais atividades da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.“Como pequena semente, o PMN não é algo acabado, mas deverá acompanhar e assumir a novidade que o Espírito Santo suscita na vida das pessoas e das comunidades eclesiais missionárias, a exemplo do que acontece com as diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil”, ressalta padre Maurício. [CNBB]

Liturgia
27º Domingo Comum

Leituras: Isaías 5,1-7; Salmo 79/80; Filipenses 4,6-9; Mateus 21,33-43
I.- Antífona de Entrada: Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 13,9ss)
II.- NOSSO CUIDADO DA VINHA DE DEUS.O bom lavrador, mesmo arrendatário, cuida das terras e plantações mais que um comerciante do seu negócio. Ele ama tudo o que cresce e produz fruto, pois ali existe vida e ele pode vê-la crescer. Deus ama seu povo, a vinha que plantou e cercou com muito cuidado. Seu Filho morreu por nós, seu povo, para que vivamos e cresçamos. Deus nos confiou a sua vinha, leigos ou consagrados (líderes da igreja), não como privilégio, mas como campo onde trabalhar e produzir muitos frutos de justiça e amor. Hoje, onde estariam estes frutos?
III.- Leituras: 1) O povo de Deus é a sua vinha. O povo é como uma vinha que Deus plantou e a cuidou com carinho e amor. Entretanto, o povo não correspondeu ao amor de Deus. 2) A vida cristã abre à graça divina. Paulo convida os cristãos a viverem em união com Deus e a integrarem em suas vidas os valores humanos. Um bom cristão é uma boa pessoa que perdoa e vive na paz de Deus. 3) Bons cuidadores? Deus nos confiou o Seu Reino. Somos cuidadores e devemos produzir frutos de vida cristã autêntica; do contrário, Ele nos tirará o Reino.
IV.- Oração: Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
V.- Para o caminho: Como cristãos temos grande responsabilidade. Povo querido de Deus, somos responsáveis diante d’Ele pelas pessoas a quem nos envia para dá-Lo a conhecer juntamente com a Sua Boa-Nova, seja por meio de palavras, seja por meio de boas obras. Contamos com a Sua ajuda.
 

Publicidade

Veja também