Evento debate degradação e contaminação ambiental

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 10/08/2017
Horário 12:38

Teve início ontem a 2ª Semana do Meio Ambiente promovida pelos alunos e coordenação do curso Técnico em Meio Ambiente da Etec (Escola Técnica Estadual) Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo, em Presidente Prudente. O evento visa discutir as questões ambientais diante dos atuais cenários das áreas técnica, social e econômica, como os processos acelerados de degradação e contaminação do solo e água.

A ideia da semana surgiu com o intuito de promover um debate entre os alunos da escola e profissionais que já atuam na área ambiental, a respeito de suas experiências e as demais questões que envolvem o meio ambiente. Com isso, a estimativa é de que mais de 100 pessoas participem do evento, segundo a coordenadora do curso, Renata Prates.

“O atual quadro de destruição dos recursos ambientais é muito preocupante. Por isso, a participação da sociedade é muito importante nos eventos que tratam sobre a temática ambiental”, ressalta a coordenadora, que acrescenta existir uma necessidade em debater o real significado do meio ambiente e a sua importância para a sociedade.

A semana é destinada a alunos e profissionais das áreas ambientais, bem como, os demais interessados. Para participar basta comparecer ao local, minutos antes do início, e efetuar a inscrição, onde também será entregue o certificado de participação das palestras.

 

Programação

A Semana do Meio Ambiente segue até 11 de agosto, no auditório da Etec, em Presidente Prudente, no horário das 19h às 21h30. Na abertura do evento foi ministrada uma palestra com o professor doutor João Osvaldo Rodrigues Nunes, com o tema “Escolhas de áreas para construção de aterro sanitário: Aspectos técnicos e perspectivas socioambientais”; e também com o doutorando Paulo Cesar Zangalli Junior, que falará sobre “Variabilidade e mudanças climáticas: Possíveis impactos ambientais”.

Hoje, os temas debatidos serão “Agroecologia na construção da sustentabilidade”, com Roberto Shirasaki da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e “Gerenciamento de resíduos”, com Letícia Costa e Bruno Magro, ambos da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

No fechamento do evento, o mestrando da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), Danilo Santos da Silva, apresentará “Gestão de unidades de conservação: Compartilhando experiências”, e Lucas Veras, da Cocal Energia Responsável, falará sobre a “Atuação do técnico ambiental no mercado de trabalho”.

Publicidade

Veja também