Evento discute visibilidade do público LGBT

Encontros tiveram início na noite de ontem e seguem até domingo, com exibições de filmes, debates, mesa-redonda, entre outros

PRUDENTE - JEAN RAMALHO

Data 25/01/2017
Horário 10:17
 

Teve início na noite de ontem e segue até domingo, a 1ª Semana pela Visibilidade de Travestis e Transexuais em Presidente Prudente. O evento é promovido pelo grupo Somos LGBT e envolverá exibições de filmes, debates, mesa-redonda, espetáculo e oficina, em diversos espaços da cidade. Com os encontros, a organização pretende conscientizar a população acerca do preconceito, violência e discriminação pelos quais a população homossexual, sobretudo os "trans", representados por travestis, transexuais e transgêneros, são submetidos na sociedade.

"Nosso grupo trabalha diariamente com a conscientização em relação à saúde, educação, mercado de trabalho, violência, entre outros problemas que assolam o público trans. Sabemos que entre os LGBTs, os trans são os mais marginalizados. Sabemos também que a orientação sexual não define o caráter de ninguém, mas muitas vezes a falta de oportunidades acaba colocando essas pessoas em um lugar onde elas não querem ir, como a prostituição", comenta Lorys Verônica Ciccone, mulher travesti e militante do grupo Somos LGBT.

Para lutar contra essa tendência, o grupo se uniu para realizar a 1ª Semana pela Visibilidade de Travestis e Transexuais, em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro, no domingo. O evento prudentino teve início na noite de ontem, com a temática: "Transformando visões e tocando corações!". O primeiro dia de encontros foi realizado no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Morada do Sol, com o filme "Transamérica", seguido pelo debate com Martin Gael Silva e a mediação de Kenneth Misuzaki.

As atividades seguem hoje, a partir das 19h, nas dependências da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente. Na ocasião será realizado mais um cine-debate, com base no filme "Garota Dinamarquesa". Logo após a sessão haverá um debate com a mulher transexual e militante do Somos LGBT, Walleria Suri, e mediação de Denise Lima.

 

Espetáculo

Os encontros seguem amanhã e terminam no domingo, às 18h, com o espetáculo "Quem é essa garota?", comandado por Lorys Verônica Ciccone, no Galpão da Lua. "No espetáculo, eu conto um pouco da minha trajetória e falo também das nossas dificuldades como trans", relata a organizadora. Ao longo do evento são esperadas até 150 pessoas por noite.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Hoje

19h: Cine-debate – Filme "Garota Dinamarquesa" (2015)

Debatedora: Walleria Suri

Mediadora: Denise Lima

Local: Unesp de Presidente Prudente

 

Amanhã

18h30: Mesa-redonda "Oportunidades no mercado de trabalho para travestis e transexuais", com Gleice Bendzius Salgado e Viviane de Oliveira Sá, da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, com representantes da Defensoria Pública, Sindicatos Patronais e membros da comunidade trans.

Local: Auditório do Centro Cultural Matarazzo

 

Sexta-feira

19h: Cine-debate – Filme "Meu Amigo Cláudia" (2013)

Debatedora: Lorys Verônica Ciccone

Mediador: Vagner Pereira

Local: Galpão da Lua

 

Sábado

18h: Oficina "Técnicas de Maquiagem", com o maquiador Cido Soares

Local: CUT - Subsede de Presidente Prudente e Região

 

Domingo

18h: Espetáculo "Quem é essa garota?", com Lorys Verônica Ciccone

Local: Galpão da Lua
Publicidade

Veja também