Evento em PP visa educação ambiental  e recreação em bairros

Ideia do governo municipal e colocada em prática pela Semea, em parceria com demais pastas, terá 2ª edição do projeto no Ana Jacinta

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 15/09/2018
Horário 07:00
Arquivo:  Primeira edição do evento contou com a participação de aproximadamente 800 moradores
Arquivo: Primeira edição do evento contou com a participação de aproximadamente 800 moradores

Apreciar a natureza, tirar um tempo para relaxar com a família e levar as crianças para se divertirem. A meta do Domingo no Parque é juntar tudo isso em uma manhã leve e consciente. A idealização do prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) tem a realização sob responsabilidade da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) em parceria com as demais pastas municipais. A iniciativa surgiu no dia 29 de julho. O governo municipal reuniu forças com as pastas para alegrar o Parque Ecológico nos bairros São Lucas e São Matheus. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, a participação ávida da comunidade foi suficiente para motivar a continuação do projeto nos demais bairros prudentinos. A 2ª edição da ação tem como destino a Praça da Juventude “Francisco Vinha” no Conjunto Habitacional Ana Jacinta no dia 23 de setembro dentro da programação especial da Semana do Meio Ambiente.

“Nossa ideia é realizar pelo menos uma vez ao mês em cada bairro, queremos atingir, quem sabe, 5 mil moradores até o fim do ano”, pontua.


Conexão natural

De acordo com Portella, o projeto visa, principalmente, envolver a comunidade com o poder público e com a natureza. “Queremos conscientizar a respeito de preservação de espaços coletivos e de quebra proporcionar uma manhã recreativa e divertida”, expõe.

Entre os objetivos do Domingo no Parque, segundo o titular da pasta ambiental, está o desenvolvimento de uma programação que seja atrativa para toda a família. Programação essa, que compõe atividades de lazer, esportivas, caminhadas ecológicas e plantio de árvores. 

Quanto aos participantes do projeto, Portella destaca a parceria com associações de moradores, grupos de escoteiros e igrejas. “Também temos a Semepp [Secretaria Municipal de Esportes] que fica com a parte de recreação, jogos, brincadeiras para quem participa”, explica.

 

“Queremos conscientizar a respeito de preservação de espaços coletivos e de quebra proporcionar uma manhã recreativa e divertida”

Wilson Portella Rodrigues

secretario da Semea

Falando nisso, o secretario adjunto da Semepp, Mauro Aoki, adianta que as crianças do Ana Jacinta podem esperar muita diversão, ânimo e alegria na passada do projeto pelo bairro. “Gostamos de ver a felicidade no rosto das crianças, isso não tem dinheiro que pague”, pontua.

Entre as recreações preparadas para o evento, Mauro frisa a importância de levar brinquedos e jogos pedagógicos. “Temos jogo de dama, basquete, dominó, são mais de 20 opções. O importante é fazer a criança interagir tanto uma com a outra quanto com o espaço. Essa é a vontade do nosso governo, levar lazer para os pequenos”, destaca.

 

Relevância social

Conforme Portella, o projeto serve até como uma forma de educação ambiental, uma vez que, antes de cada edição será feito um mutirão da limpeza. O objetivo é conscientizar sobre a importância de preservar, descartar o lixo corretamente em prol da qualidade de espaços coletivos.

“Ajuda as pessoas a entenderem que precisam valorizar as praças, parques... faz com que se sintam parte daquilo, integrantes e responsáveis pela manutenção do local. Prova disso é o conselho de moradores que foi criado a partir da 1ª edição do evento no Parque Ecológico”, frisa Portella.

Segundo ele, alguns moradores se dispuseram a zelar e fiscalizar o funcionamento do parque. “Vimos que a. comunidade aderiu a ideia do projeto. Isso é importante, cria um marco de preservação que aos poucos abrange outros bairros da cidade”, explica Portella.

 

Começo de tudo

Segundo Portella, em 29 de julho quando se reuniu com as pastas às 9h da manhã - na 1ª edição do projeto no Parque Ecológico - não imaginava o retorno que teriam. “Foram mais ou menos 800 pessoas que participaram, recebemos muitos elogios com a inciativa, ficamos felizes em ver que a população se aproximou, participou e desfrutou das atividades”, ressalta.

Na ocasião, ele destaca que foram plantadas 100 mudas de árvores. “Juntos vamos fazer com que aos poucos a cidade se mantenha conservada, com espaços públicos bonitos, bem cuidados e arborizados”, enfatiza. 

 

 

Publicidade

Veja também