EXPOSIÇÃO Alunos de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente Centro Universitário

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 12/07/2017
Horário 19:46

Bom dia

“Desacelera, por que viver tão rápido?”

(Elizabete Santos)

 

Tupã

Todo lugar tem sua história e seus personagens, e na região do Oeste Paulista esta riqueza é plural. Com o intuito de conhecer um pouco mais dessa história, o Sesc Thermas de Presidente Prudente leva pais e filhos, no mês das férias, para conhecerem o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre e uma aldeia indígena localizados em Tupã. A viagem compõe o projeto Oba! Férias! e acontece no dia 16 de julho, domingo, com saída em frente ao Sesc Thermas, às 7h30 da manhã.

 

Museu do Indio

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre fica localizado em Tupã - cidade da antiga Zona da Mata e hoje conhecida como região da Alta Paulista, também muito rica em história dos índios brasileiros. O museu apresenta uma das mais importantes coleções etnográficas do país, com mais de 38 mil peças. Nesta visita, além do contato com o acervo, haverá contação de história, oficina de artefatos indígenas e, ao final, uma visita monitorada à aldeia para conhecer a realidade dos descendentes dos índios Vanuíre.

 

Feriados

Esse 2017 tem sido e será o ano de feriados nas quintas-feiras. Quem tem condições de viajar, e pode emendar até o domingo, nada melhor. O pessoal do turismo e lazer lamenta que a economia do país esteja ruim, porque o número de famílias que poderiam viajar seria muito maior.

 

Parlamentar

Primeiro projeto de lei apresentado pelo deputado federal Izaque Silva na Câmara Federal determina que estabelecimentos comerciais e financeiros solicitem documento com foto de identificação para realizar transações com cartões de crédito ou débito. Ao justificar a proposta, no plenário, disse que o instrumento reduzirá a atuação ilícita de operações com fraudes no comércio do país.

 

Avaliação

Segundo o CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade), a média de aprovação nacional no Exame de Suficiência é de 23%. No Estado de São Paulo, este índice é de 27%. Já o nível de aprovação da Toledo Prudente supera todos esses índices, chegando a marca de 62,50%, ficando à frente de renomadas instituições de ensino superior como a PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

 

Rigor

Viram que agora as redes sociais dos brasileiros também serão analisadas pelo Departamento de Imigração dos Estados Unidos? A lei entrou em vigor dia 25 de maio. A norma autoriza agentes da imigração a solicitarem o acesso às redes sociais dos últimos cinco anos. Além disso, o solicitante terá que reportar as últimas viagens feitas até 15 anos atrás. As autoridades consulares e migratórias poderão requisitar ao solicitante, de qualquer visto, passaporte anteriores, cinco anos de dados de redes sociais, endereço de e-mail, últimos números de telefones utilizados, histórico de empregos e endereços de até quinze anos atrás. As novas resoluções fazem parte de um esforço para tornar ainda mais rígida a verificação de potenciais visitantes aos Estados Unidos.

 

Intercâmbio

Cinco acadêmicos da Unoeste se preparam para intercâmbio de estudos em Portugal e na Espanha, durante seis meses: de setembro deste ano a fevereiro do ano que vem. Eles foram indicados em processo seletivo que teve 366 inscritos pelo Programa de Bolsas Ibero-Americana, do Banco Santander. Os indicados para universidades portuguesas são: Andressa de Oliveira Magalhães (Medicina Veterinária), Felipe Aguiar da Silva (Ciências Contábeis), Natalia Bezerra de Souza (Psicologia), Stephany Gonçalves Duarte (Química); e para a universidade da Espanha, Juliana Oliveira Ganzela (Arquitetura e Urbanismo).

 

Tattoo Week

Começa nesta sexta-feira e segue até domingo (16) a 7ª edição da Tattoo Week - a maior convenção de tatuagem e body piercing do mundo. O evento espera três mil tatuadores, body piercers e body painters nacionais e estrangeiros, 660 stands em 19 mil metros quadrados do Expo Center Norte, com um público estimado de 70 mil pessoas. Muitas atrações estão programadas como o concurso Miss Tattoo (que escolherá a mulher tatuada mais bonita do Brasil), workshops, competições de tatuagem em 25 categorias, campeonato de body paint (pintura corporal), lançamento de filmes, exposição de carros e motos, dança, sorteios, duelo de raps, pinturas infantis, pista de skate etc. Estão confirmados shows dos Racionais e do grupo Oitão, de Henrique Fogaça. A infraestrutura de ponta garante atendimento de qualidade e segurança ao público, com 4 mil vagas de estacionamento, praça de alimentação e espaço kids com fraldário.

 

Arte da tatuagem

Segundo Enio Conte, idealizador e promotor da Tattoo Week, o evento vem popularizando a arte da tatuagem no país, promovendo intercâmbio internacional entre os profissionais e integrando o público apreciador da arte na pele às mais novas tendências de estilos e produtos da tattoo. “É uma forma gigante de mostrar esta arte, quebrar preconceitos ainda existentes e movimentar esse imenso mercado de negócios”, enfatiza Conte.

 

RAPIDINHAS

As redes sociais estão perdendo espaço como fonte de notícia, enquanto os aplicativos de mensagens instantâneas avançam.

No Brasil, essa tendência faz com que o WhatsApp comece a rivalizar com o facebook como fonte de informação dos internautas.

Ultimo Acampamento Sênior do Centro de Formação da Paróquia Nossa Senhor do Carmo reuniu 100 campistas, em quatro dias de atividades.

Para os amantes de esporte e aventura uma das atrações do Terra Parque Eco Resort, localizado em Pirapozinho, é o paredão de escalada de 12 metros de altura.

 

Ponto final: Não fique se julgando, afinal, sempre vai ter alguém para fazer isso por você.

Publicidade

Veja também