Exposição lembra trajetória de Jupyra Cunha Marcondes

Mostra segue até dia 30, no Museu e Arquivo Histórico Antonio Sandoval Netto, de PP, como forma de homenagear as mulheres

VARIEDADES - Aline Martins

Data 18/03/2014
Horário 10:38
 

Até dia 30de março, ocorre uma exposição que conta a trajetória da professora Jupyra Cunha Marcondes, homenagem que se estende a todas as mulheres prudentinas, por conta do mês voltado ao público feminino. A mostra está no Museu e Arquivo Histórico Antonio Sandoval Netto, com entrada gratuita.

Jupyra está estreitamente ligada à fundação e colonização de Presidente Prudente. Mulher dinâmica de personalidade marcante que, desde sua chegada à cidade aos 17 anos, em 1923, participava de movimentos artísticos e culturais tendo a música, canto coral, alegorias, shows, montagens teatrais e declamações como gêneros artísticos preferidos.

Jornal O Imparcial Fotos contam um pouco da vida da professora, que chegou na cidade em 1923, aos 17 anos

"Ela é uma referência, mesmo tendo tantas outras mulheres que fizeram história. Apesar de não ter nascido aqui, Jupyra veio para Prudente com seu pai. Ela se casou com filho de Coronel Marcondes. As fotos contam um pouco de sua vida em Presidente Prudente", salienta a diretoria do museu, Valentina Romeiro, que acrescenta que seu nome está relacionado à economia e a diversas artes como teatro, música e dança. "Ela que foi atrás, que lutou pela implantação do Conservatório Dramático e Musical de Presidente Prudente, que mais tarde passou a ser chamada de Escola Municipal Professora Jupyra Cunha Marcondes, uma referência no ensino da música, que completa neste mês, 62 anos de fundação", destaca.

 

História

Jupyra Cunha Marcondes, professora de música e canto orfeônico do Colégio São Paulo e Instituto de Educação Fernando Costa de Presidente Prudente, idealizou e começou, no início da década de 50, a arquitetar um projeto pedagógico de uma escola de música e arte dramática. Partilhou das suas ideias e colaborou no que foi necessário o deputado estadual Mário Eugênio, que era seu afilhado. Em 15 de março de 1952, foi publicada a criação da escola com o nome de Conservatório Dramático e Musical de Presidente Prudente, pela Lei Municipal 169.

A escola passou por diversas crises políticas, devido à precariedade orçamentária do então pequeno município, tendo a Prefeitura dificuldades para responder à folha de pagamento de professores e funcionários, já que a escola nunca arrecadou o suficiente para arcar com as despesas desta casa de ensino, pois sempre deu bolsas gratuitas para os alunos carentes, e para os que pagavam, cobrava uma quantia simbólica que não respondia às necessidades, fato que acontece até os dias de hoje.

A força de vontade dos professores, das diretorias e o apoio irrestrito da população prudentina evitaram por diversas vezes o fechamento da escola, que oferecia ao público em geral os cursos de música instrumental, com ênfase ao piano.

Em 1964, quando o então prefeito Florivaldo Leal nomeia a professora Jupyra como diretora da escola, as funções de administradora e orientadora artística se juntam, ela fica exercendo a dupla função, até o dia do seu falecimento em 23 de junho de 1974. A partir desta data, numa iniciativa do prefeito, a Câmara Municipal aprova a mudança de nome da escola para Conservatório Musical Professora Jupyra Cunha Marcondes, homenageando merecidamente a idealizadora e fundadora desta escola, que foi um polo irradiador de cultura, além de formar com reconhecida qualidade, grandes nomes relacionados à música, e proporcionar eventos de grande monta para toda a população prudentina e cidades vizinhas. Atualmente a escola soma 520 alunos, a partir de 6 anos, espalhados em 15 cursos.

 

Serviço

AOS INTERESSADOS

O horário de visitação do Museu e Arquivo Histórico Antonio Sandoval Netto, de Presidente Prudente, é de terça-feira a sábado, das 8h às 17h e aos domingos, das 12h às 17h.
Publicidade

Veja também