Faça sempre a sua parte!

EDITORIAL -

Data 26/09/2021
Horário 05:00

Chegou o momento de separar os componentes eletrônicos inservíveis acumulados em casa. Isso porque, depois de ter sido suspenso em 2020, por causa da pandemia, a Prefeitura de Presidente Prudente realizará, em outubro, o Mutirão do Lixo Eletrônico. O interessante é que, nesta edição, a população terá cinco dias para fazer a destinação correta dos materiais, e não somente do e-lixo, mas também de itens da linha branca, composta por eletrodomésticos, como fogão, geladeira, micro-ondas, entre outros. Portanto, é hora de aproveitar a oportunidade para se desfazer daqueles produtos que ficam ocupando espaço em casa, claro, da forma ambientalmente correta.

Para quem não sabe, são inúmeros os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto deste tipo de componente – hoje tão comum em todos os lares. Para se ter uma ideia, quando jogados incorretamente, o lixo eletrônico gera enorme impacto na saúde pública, devido aos metais pesados, além de gerar prejuízos ao meio ambiente através da contaminação de solos, lençóis freáticos e organismos da fauna e flora. Tudo isso sem contar na redução do tempo de vida dos aterros sanitários.

De acordo com estimativa da Abetre (Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes), dos resíduos industriais perigosos gerados anualmente no Brasil, aproximadamente 600 mil toneladas, de um total de 2,9 milhões de toneladas, são descartadas corretamente. Ou seja, é possível mensurar a quantidade de poluição e danos causados por tais materiais ao meio ambiente e à saúde das pessoas, da fauna e da flora.

Desta forma, a palavra de ordem é conscientização. Cada um de nós tem a obrigação de fazer a sua parte. Somente desta forma conseguiremos mudar a realidade de destruição que está acabando com o planeta. São medidas simples, como aderir ao Mutirão do Lixo Eletrônico, que fazem a diferença para melhor. Assim, já marque na sua agenda! Em Presidente Prudente, o evento será realizado de 2 a 6 de outubro, das 9h às 17h, na Avenida 14 de Setembro, no recuo em frente à TV Fronteira.

 

Publicidade

Veja também