Falta de asfalto e coleta incomoda moradores

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 03/11/2017
Horário 12:01

Imagina você viver em um bairro que já existe há anos, mas ainda possui ruas que não tem recapeamento, o Correios atrasa com a entrega das correspondências e a coleta de lixo não é pontual. Esse pelo menos é o cenário enfrentado por alguns moradores do Jardim Panorama, em Álvares Machado. Dia a após dia lidando com os problemas que ocorrem no local, eles alegam que reclamações e intercessões já foram feitas junto aos órgãos competentes, no entanto, nenhuma resposta foi verificada.

E é nesse cenário de incerteza que segue o motorista José Eugênio da Silva, 55 anos. Morador do bairro há 26 anos, ele comenta que o que mais houve, em relação aos problemas, são promessas de melhorias, mas que não são cumpridas. “Entra governo e sai governo, muda prefeito e vereadores e nada é feito, nada muda”, lamenta. Sobre as dificuldades, ele pontua que a falta de recapeamento é o que mais lhe incomoda, principalmente em períodos de chuva.

“O tempo fechou? Todo mundo começa a se mobilizar para achar algum lugar estratégico, por que não tem calçada. Só tem buraco e mais buraco, então ninguém quer correr o risco de ter algum dano. A água vem e ainda piora mais, vira lama, vira um bagunça completa”, expõe José. Ele ainda alega que servidores da administração municipal até vão ao local, porém, é parar jogar mais terra, o que, de acordo com ele, não adianta muito, pois só adia melhorias reais, causa mais estragos e, com a chuva, piora. “É tipo tapar o sol com a peneira”, fala.

Já para Catarina Borges, o incomodo dos atrasos nos recebimento de cartas também dificulta toda a situação. Mesmo com uma sede do Correios no bairro, a moradora declara que às vezes ficam entre quatro e cinco dias sem o recebimento das cartas e, às vezes, nem chega. “Ai a gente vai até lá e não tem nada. Nos pedem para ir até o Centro de Machado, que fica longe daqui, onde tem outra sede. É um trabalho todo para um recebimento, isso quando ainda está lá, porque se não tiver, as contas são pagas em atraso e ninguém pensa nisso”, confessa.

O mesmo tempo de dias ausentes na entrega de correspondências é tanto quanto a espera para que os lixos e entulhos sejam retirados de frente de casa. José, assim como a Catarina, enfatiza que a coleta seletiva não segue um cronograma ideal e, às vezes, o caminhão quebra. “Ai o problema vai além, né, pois se antes era demorado, imagina ter que esperar o conserto do veículo. É uma prática comum e triste. Espero que alguém resolva isso logo”, finaliza.

 

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa dos Correios, para entender sobre os atrasos e saber qual a função da unidade da empresa existente no bairro. Por meio de nota, a instituição relatou que o problema foi provocado “pela sobrecarga pontual de objetos postais na localidade. Contudo, os Correios já estão tomando medidas operacionais para regularizar a situação no local”. O departamento também ressaltou que a distribuição ocorre com frequência regular em todo o bairro.

Por outro lado, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Álvares Machado afirmou que realizou três projetos neste ano, com a intenção de tentar captar verba “de emendas parlamentares para pavimentar vias do Jardim Panorama e também do bairro vizinho Parque dos Pinheiros, mas aguarda liberação destes recursos.” As três emendas solicitadas somam R$ 1,1 milhão. Além disso, outro projeto foi entregue ao Governo Federal, com a solicitação de mais R$ 1,4 milhão para o asfaltamento. “Atualmente, Jardim Panorama e Parque dos Pinheiros apresentam cerca de 50% das vias asfaltadas”, pontua.

Já referente à coleta de lixo, a administração municipal argumentou que o cronograma está sendo cumprido e seguido normalmente, em dias alternados com o bairro e as adjacências.

Publicidade

Veja também