Família Santa e Guerreira

Persio Isaac

CRÔNICA - Persio Isaac

Data 02/05/2021
Horário 08:00

Minha família tem muitas histórias que não vou esquecer nunca. Quando falo da minha família, não é só meus pais, irmãos e irmãs, e sim da família em geral. Principalmente por parte da minha mãe. Uma família muito numerosa e alegre, que consegue extrair da tristeza alguma forma de sorrir. Adoram se encontrar, seja em velórios ou casamentos. Velórios? Sim, pode parecer estranho, mas lembram que disse que eles conseguem tirar alegria de uma tristeza?
Pois é, vou relatar um acontecimento que ilustra bem essa marca registrada da família "Santa e Guerreira". É como gostam de chamá-la e cantá-la. Tem até música composta pelo tio Nerinho. E toda festa cantam com muita emoção: "Família, Santa e Guerreira"... Se abraçam, choram e riem ao mesmo tempo. Um bando de loucos. 
Bom, vamos ao fato: "Meu tio Oscar veio a óbito. Casado com minha tia Nofle, irmã da minha mãe. Pai das queridas primas, Livia Toledo Jorge e Marcia (in memoriam). Como a família é muito grande, o velório teria que durar uma semana para dar tempo de chegar todos os primos, tios e tias. E todos vêm, sem medo da tristeza. Bom, chegaram todos, em torno de 350 turcos, para se despedirem do querido tio Oscar. 
Na noite em frente ao velório Athia, tinha um fusca parado com 40 primos em volta do fusca, a maioria de cabeça baixa, inclusive meu pai. Tinha turco dentro do fusquinha, turco debruçado no carro, turco sentado na calçada, turco andando pra lá e pra cá, turco xingando. Todos muito compenetrados e sérios. Quem via aquela cena ficava sensibilizado: Nossa como eles estão tristes, quanta indignação perante a morte. Era essa a impressão que se tinha. 
Daqui a pouco houve uma explosão de alegria. Todos saíram pulando, cada um para um lado, gritando "Gollllll do Corinthians. Eles estavam atentos no rádio do fusquinha escutando o jogo do "Todo Poderoso". Uma tia veio dar a famosa dura: "Meninos que isso? Gol do Coringão tia. Mas que falta de respeito, ela torcia para o São Paulo. Por que Tia? Por quê? Você pergunta porque ainda. Seu tio está sendo velado. Mas o tio Oscar é corintiano e aposto que ele ficou feliz. "Família Santa e Guerreira".... Vejam vocês.

Publicidade

Veja também