Feriado antecipado é oportunidade para ampliar isolamento

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 24/05/2020
Horário 04:39

Amanhã é feriado em Presidente Prudente e região. A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou, na sexta-feira, o projeto de lei que antecipa para esta segunda o feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932, celebrado em 9 de julho. A medida tem como objetivo ampliar o isolamento social em todo o Estado de São Paulo, uma vez que os índices do distanciamento têm ficado aquém das expectativas.

Por esta razão, é muito importante que todos os cidadãos que não trabalhem nesta data respeitem as razões da antecipação do feriado e permaneçam em casa, como forma de contribuir para que o monitoramento de adesão ao isolamento apresente resultados mais favoráveis para a nossa região. De acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente do governo do Estado, que atualiza diariamente esses dados, Presidente Prudente tem média de índice de 40%, quando a taxa recomendada é de 50%.

A colaboração de todos nesse momento é crucial, inclusive para que a economia da região volte a se movimentar. Conforme noticiado por este periódico na edição de ontem, o plano regional para a retomada das atividades econômicas já foi definido e agora será apresentado ao governo do Estado, que dará um retorno ainda na próxima semana. Se aprovada, a proposta poderá ser implantada a partir de 1º de junho. Entretanto, para isso ocorrer, um dos principais requisitos é o aumento da taxa de isolamento e a consequente redução no número de novos casos de Covid-19.

Para aqueles que poderão ficar em casa amanhã, evitem saídas desnecessárias, bem como aglomerações familiares. O país atravessa um momento delicado, que traz reflexos profundos na economia, bem como na saúde pública. Só conseguiremos nos recuperar desta fase se houver a conscientização de todos quanto à importância de adotar as medidas de higienização e isolamento no enfrentamento ao coronavírus. Não é fácil abrir mão de passeios externos, almoços em família, encontros com amigos, entre outras atividades de rotina, mas quanto maior o distanciamento neste período, mais rápido será o retorno das nossas vidas à normalidade. Fiquem em casa!

Publicidade

Veja também