Festival de Handebol reúne 350 alunos em PP

Estudantes representam 6 escolas da cidade, que integram o programa de educação integral Cidadescola

Esportes - PAULO TAROCO

Data 25/10/2017
Horário 12:12
Marcio Oliveira, Partidas de ontem do Festival Cidadescola foram realizadas na Escola Ivo Garrido
Marcio Oliveira, Partidas de ontem do Festival Cidadescola foram realizadas na Escola Ivo Garrido

Cerca de 350 alunos com idade entre 9 e 11 anos participam da 3ª edição do Festival de Handebol Cidadescola, em Presidente Prudente. Os alunos representam seis escolas da cidade, que integram o programa de educação integral Cidadescola. Neste ano, entraram nas disputas as escolas municipais Carlos Castilho Cabral, Ivo Garrido, Rui Berbert, Goes Brandão, Carmen Pereira Delfim e Ettore Marangoni.

As disputas são divididas nas categorias masculina e feminina A (para alunos entre 9 e 10 anos), e B (para alunos entre 10 e 11 anos). Os jogos da primeira fase começaram na segunda semana de outubro e vão até o dia 9 de novembro. Nesta etapa inicial, as escolas jogam entre si e, após isso, as duas primeiras colocadas farão a final, dentro de cada categoria, na manhã do dia 18 de novembro, no PUM (Parque do Uso Múltiplo), em Prudente.

 

Competição e amizade

Na tarde de ontem, a quadra da escola Ivo Garrido, na zona oeste da cidade, sediou a rodada com disputas entre os anfitriões e a escola Carmen Pereira Delfim, nas quatro categorias. Cerca de 100 alunos participaram dos jogos de ontem.

Péricles Batista de Menezes Júnior, um dos coordenadores do Instituto Edespp (Instituto de Excelência Desportiva de Presidente Prudente), responsável pela organização do evento, realiza um trabalho semanal, em parceria com as escolas participantes, voltado às aulas de handebol. “Fazemos esse trabalho em parceria com as escolas e vemos no decorrer dele, nos fóruns e seminários que participamos, que a aceitação dos alunos tem sido muito boa”, afirma.

Professora da escola Ivo Garrido há 9 anos, Elen Cristian Silva torce e direciona o time o tempo todo a beira da quadra. Mas além do incentivo, ela conta que existem outras metas traçadas pelo festival. “Eu sou assim mesmo, não deixo de torcer também, pois sou muito competitiva. Mas converso muito com eles também, que competir e vencer é importante, mas não deixo de falar sobre a amizade e a oportunidade de conhecer a realidade de outras escolas e outros alunos”, diz.

A professora ainda destaca, assim como Péricles, a aceitação apresentada pelos alunos em relação ao handebol. “São duas atividades que eles não faltam, eu percebo, na música e no handebol”, completa.

Por meio da parceira com o Instituto Edespp, os alunos são avaliados e convidados a participar dos treinos de aperfeiçoamento oferecidos pelo município e, após isso, de acordo com a evolução de cada um, podem ser convidados a integrar as equipes representantes da cidade.

Um dos frutos deste planejamento é Ana Vitória Gonçalves Siqueira, de 11 anos. Ela é aluna e defende as cores da escola Ivo Garrido. Há pouco mais de um ano, a garota começou a praticar e se destacar nos treinos de handebol e, desde então, participa dos treinos de aperfeiçoamento dirigidos por Péricles. “Com as competições, aprendi que devo participar, mas perdendo ou ganhando, não devo desistir de sonhar e correr atrás”, afirma Ana, cansada, mas muito concentrada durante o intervalo de uma das partidas.

 

Premiação

Os dois primeiros colocados de cada categoria receberão troféu de acordo com a colocação. Todos os alunos terão medalha de participação, além da premiação para o goleiro menos vazado e o artilheiro da competição. Além da parceria entre o Instituto Edespp e o poder público municipal, a organização do evento destaca o apoio da Unimed Prudente.

Publicidade

Veja também