Ficar em casa ajuda a salvar vidas

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 28/05/2020
Horário 04:39

O isolamento social, mais do que diminuir o contágio do novo coronavírus entre as pessoas, tem outros impactos positivos neste momento de pandemia que o mundo está enfrentando. Como noticiado ontem no site deste diário, em Presidente Prudente, houve queda de 44% no número de acidentes de trânsito durante a quarentena. O levantamento foi realizado pelo programa Respeito à Vida, do governo de São Paulo, entre os dias 24 de março, início da quarentena, e 30 de abril.

O programa Respeito à Vida analisou as estatísticas de 104 cidades acompanhadas pelo Sistema de Monitoramento Inteligente, entre elas, Prudente. No maior município regional, foram 118 acidentes neste ano contra 212 no mesmo período do ano passado, ou seja, 94 ocorrências a menos com vítimas feridas ou fatais, tanto nas vias urbanas como nas rodovias.

Desta forma, fica evidente que, muito mais do que combater o contágio do coronavírus, o isolamento social tem grande eficácia prática dentro dos hospitais. Isso porque os acidentes de trânsito demandam atendimentos de emergência e leitos hospitalares, tão preciosos neste momento. Isso sem contar em outros aspectos de igual relevância, como os estoques de sangue, cada vez mais escassos nestes tempos de pandemia.

Portanto, as pessoas que têm o privilégio de ficar em casa, que conseguem tirar seu sustento por meio do teletrabalho, que podem proteger seus familiares desta doença que tem feito milhares e milhares de vítimas mundo afora, não pensem duas vezes. Fiquem em casa! Infelizmente, esta não é a realidade de muitos brasileiros, que, mesmo passando por inúmeras dificuldades, têm feito o possível e o impossível para manter o resguardo.

Agora, com a queda acentuada das temperaturas, o risco de contágio é ainda maior. Portanto, é a hora de redobrar os cuidados com a saúde e a higiene. Cada dia que passa é um dia vencido, e a certeza de que o amanhã será melhor do que o hoje é o que nos dá motivação para seguir em frente, sem deixar a peteca cair! Ânimo! #vai passar!

Publicidade

Veja também