First Lego League: equipes do Sesi garantem vaga na etapa nacional

Sesi Eagles, de Osvaldo Cruz e Sesi Robobio, de Prudente, competirão com equipes de todo país no torneio de robótica; temporada está focada em projetos ligados ao transporte e logística

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 10/04/2022
Horário 07:46
Foto: Comunicação Sesi-SP
Sesi Eagles sempre sonhou em alcançar esse objetivo: “O esforço de todos sendo coroado”
Sesi Eagles sempre sonhou em alcançar esse objetivo: “O esforço de todos sendo coroado”

Após os excelentes resultados na etapa regional (estadual) da First Lego League, com a conquista do primeiro lugar nas categorias Core Values e Design do Robô, as equipes Sesi Eagles, da Escola Sesi de Osvaldo Cruz e a Sesi Robobio, da Escola Sesi de Presidente Prudente (Furquim) receberam uma outra notícia muito importante: elas conquistaram uma vaga pra a etapa nacional da competição, que reúne as principais equipes do Brasil.
A Sesi Eagles sempre sonhou em alcançar esse objetivo. “São quase três anos de um projeto que vem sendo realizado com muita dedicação, buscando formar uma equipe forte e competitiva”, explica o treinador Vinícius Rossini. Embora diante das dificuldades encontradas durante a pandemia, o trabalho seguiu firme mesmo à distância. “Estamos muito satisfeitos com tudo isso que está acontecendo, é o esforço de todos sendo coroado”.
A alegria também foi muito grande entre os integrantes da Sesi Robobio. “Estávamos apreensivos, e não esperávamos essa ida para o nacional. Mas todos estão muito felizes, alguns até choraram quando receberam a notícia”, conta o técnico Marcio Haruhiko Chidi. Agora, os trabalhos seguem no sentido de acertar os detalhes do robô e aprimorar todos os aspectos da competição. “É algo inédito para nós, então é trabalhar bastante para chegarmos lá bem competitivos”.

O que é a First Lego League?

É uma competição que desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. A temporada de 2022, chamada Cargo Connect, está focada no desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e logística, trazendo desafios para que os jovens possam repensar um caminho a seguir e inventar o futuro do transporte. 
Para isso, eles aplicam conceitos de STEAM (sigla em inglês para Science, Technology, Engineering, Artsand Mathematics, em português Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na criação de projetos de inovação, constroem e programam robôs e os colocam para completar missões que tragam as soluções propostas pelas equipes, mas sem perder o foco de se divertir durante esse processo.
Quanto à etapa nacional, ela é organizada pelo Sesi (Serviço Social da Indústria). Trata-se do Festival Sesi de Robótica, que ocorre entre 27 e 29 de maio (local a definir). Estudantes com idades entre 9 e 19 anos precisam usar conhecimentos de engenharia, programação, marketing e projetos sociais nas disputas, desenhadas para estimular a criatividade e o pensamento crítico. 

Comunicação Sesi-SP

Alegria também foi muito grande entre os integrantes da Sesi Robobio: “Algo inédito para nós”

Publicidade

Veja também