Força Aérea Brasileira investiga acidente com aeronave no Rio Paraná

No sábado, mergulhadores conseguiram localizar e retirar o avião de pequeno porte que fez pouso forçado em Presidente Epitácio 

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 19/04/2021
Horário 10:05
Foto: Facebook/Geraldo Gomes
Equipe de Inspeção Naval da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio foi deslocada até o local
Equipe de Inspeção Naval da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio foi deslocada até o local

Está em investigação pela Força Aérea Brasileira o acidente que envolveu um avião de pequeno porte que fez um pouso forçado no Rio Paraná, em Presidente Epitácio. No sábado, mergulhadores conseguiram retirar a aeronave da água.

Conforme noticiado por O Imparcial, na tarde de quinta-feira, o monomotor de pequeno porte fez um pouso de emergência. Ele seguia de Maringá (PR) a Presidente Epitácio. Na aeronave estavam dois homens, de 25 e 26 anos, que foram socorridos com ferimentos leves ao pronto-socorro de Epitácio pelo Corpo de Bombeiros. 

De acordo com a corporação, o avião afundou a cerca de 20 metros da margem. Desde a quinta-feira até a manhã de sábado, equipes de mergulhadores fizeram buscas até localizarem o avião, que foi retirado da água junto a uma força-tarefa entre as polícias. 

A Marinha do Brasil explica que uma equipe de Inspeção Naval da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio foi deslocada até o local logo que informada sobre o pouso de emergência. “Não houve vítimas ou poluição hídrica”, afirma.

"Sobre as circunstâncias do acidente aeronáutico, a investigação é de responsabilidade da Força Aérea Brasileira”, salienta a Marinha.

Em nota a O Imparcial, a FAB (Força Aérea Brasileira) explica que investigadores do Seripa IV (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), de São Paulo (SP), órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foram acionados para realizar a coleta de dados da ocorrência.

Ainda conforme a FAB, o objetivo das investigações é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.

“A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes”,


Facebook/Geraldo Gomes - Avião ficou a cerca de 20 metros da margem do Rio Paraná 


Facebook/Geraldo Gomes - Força-tarefa mobilizou equipes entre quinta-feira e sábado

Publicidade

Veja também