Fotógrafa registra “Caminhos da Itália” em mostra

Como o próprio nome sugere, exposição revela o valor da fotografia, os encantos e os caminhos do país sob o olhar de Selma Arenales

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 23/07/2017
Horário 14:23
José Reis, Dezenas de quadros emolduram as fotos que estão expostas no Matarazzo até dia 6 de agosto
José Reis, Dezenas de quadros emolduram as fotos que estão expostas no Matarazzo até dia 6 de agosto

Amantes da fotografia podem fazer uma viagem a um dos encantadores países da Europa através das imagens captadas pela fotógrafa prudentina, que reside em São Carlos, Selma Arenales que estão expostas na galeria Takeo Sawada, no Centro Cultural Matarazzo até o dia 6 de agosto. Como o próprio nome sugere, “Caminhos da Itália”, revela o valor da fotografia, os encantos e os caminhos do país de acordo com o olhar e perspectiva artística da profissional, destacando sua passagem, dentre tantas, de norte a sul pelas cidades de Trento, Limone-Lago di Garda, Veneza, Padova, Bergamo, Sulzano-Lago d'Iseo, Milão, La Spezia, Cinque-Terre, Porto Venere, Pisa, Florença, San Gimignano, Siena, Roma, Frascatti, Castelgandolfo - cidade do Vaticano, Villa Adriana, Tivoli, Sperlonga, Pompeia, Vesúvio, Sorrento, Ilha de Capri, Vico Equense, Bari, Polignano, Alberobello, Trebisacce, Taormina, Etna e Zafferana.
Segundo a artista, o objetivo da exposição é mostrar ao público como a fotografia pode levar as pessoas a conhecerem lugares, costumes e, até mesmo, vivenciarem um pouco da rotina de determinada região ou do país como um todo, por meio das imagens retratadas pela fotografia. 
Por meio de sua Assessoria de Imprensa, Selma revela que durante a viagem, teve a oportunidade de fotografar não só os pontos mais famosos da Itália, como monumentos, centros históricos e culturais, mas também clicou momentos e detalhes que revelam o cotidiano das pessoas em lugares por onde passou. “As pessoas se misturam nos mercados, museus, praças, praias e simplesmente no cotidiano das ruas com uma hospitalidade e afetividade reconhecidas nos imigrantes que desembarcaram em nosso país”, revela.
O que garante ao público que visitar a exposição é fazer uma longa travessia por entre montanhas e mares, desembarcando em grandes e pequenas cidades, descobrindo pequenos vilarejos incrustados nos topos das montanhas e debruçados sobre o azul turquesa do Mar Mediterrâneo. 
“A bela paisagem, de norte a sul, se desdobra numa estrada contínua e florida, pois é tempo de primavera, com um céu azul que me protege a cada canto e a cada parada!”, exclama a fotógrafa.

Circulação
A exposição que foi sediada em espaços como o Centro Cultural Campus USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos, UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), shoppings, entre outros, passará por várias cidades do Estado de São Paulo. 
“Estou muito feliz, por minhas fotos estarem expostas em minha cidade natal. É uma oportunidade de mostrar e compartilhar meu trabalho com meus conterrâneos. E bem como dar-lhes a oportunidade de viajarem um pouco pela Itália, por meio das minhas fotografias”, salienta Selma.
 

Serviço
EXPOSIÇÃO
“Caminhos da Itália”
Até 6 de agosto
De segunda-feira a sábado, das 8h30 às 22h
Domingos e feriados, a partir das 16h
Local: Galeria Takeo Sawada - Centro Cultural Matarazzo
 

Publicidade

Veja também