Frota da Prudente Urbano recebe avaliação veicular

Ação realizada por técnico especializado visa avaliar a opacidade (ausência de transparência) presente na fumaça dos veículos, assim como informações presentes no motor

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 27/06/2020
Horário 05:02
Prudente Urbano: Tempo médio para a realização da avaliação foi de sete a oito minutos, em cada carro
Prudente Urbano: Tempo médio para a realização da avaliação foi de sete a oito minutos, em cada carro

A pandemia da Covid-19 atinge os transportadores brasileiros em uma situação de extrema fragilidade. O setor integra a necessidade básica de manutenção dos serviços essenciais à população, em especial àquela mais vulnerável. Dentro desse contexto e por tempo ainda indeterminado, o dia a dia tem sido de redução no fluxo de passageiros com reflexos ainda não mensuráveis. Mas, assim como qualquer outro segmento de áreas essenciais, a parte operacional e linha de frente requerem cuidados e manutenção a passos ainda mais largos.

Visando a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários, a frota operante da Prudente Urbano passou por avaliação veicular. A ação, uma iniciativa conjunta entre a CNT (Confederação Nacional do Transporte) e o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), é realizada por um técnico especializado, que atende todo o interior paulista e tem por objetivo avaliar a opacidade (ausência de transparência) presente na fumaça do veículo, assim também como informações presentes no motor.

O tempo médio para a realização da avaliação foi de sete a oito minutos, em cada carro. O programa não permite a manipulação de dados, já que o processo é realizado on-line e com captação de imagens e informações particulares de cada veículo, integrando um sistema nacional. Os veículos foram avaliados na média estabelecida de acordo com cada fabricante, modelo e ano. Os carros aprovados receberam um selo de certificação.

“Entendemos que o atual momento pede urgência e prioridades cada vez mais acentuadas com a pandemia, mas não podemos deixar de olhar para dentro da empresa. Esperamos que o novo normal não demore a colocar as coisas no lugar e, enquanto isso, é importante fazer a nossa parte também em outras direções”, comunica a concessionária.

 

PROGRAMA DESPOLUIR

O Programa Ambiental do Transporte - Despoluir já atua há mais de dez anos promovendo boas práticas de responsabilidade socioambiental no setor de transporte do Brasil. Nesse período, tem impulsionado os transportadores a alinharem suas atividades em busca pela sustentabilidade. Ao contribuírem para a preservação do meio ambiente, esses agentes geram ganhos para a sua própria saúde, bem como para a qualidade de vida de todos.

Nesse sentido, o programa possui linhas de ação voltadas à redução das emissões de poluentes atmosféricos por veículos rodoviários, ao uso de tecnologias e energias limpas, à adoção da gestão ambiental no transporte e à capacitação continuada de caminhoneiros, taxistas e trabalhadores do setor, além da melhoria das suas condições de saúde.

Uma das linhas de ação do Despoluir de maior destaque é a avaliação veicular ambiental. Visando melhorar a qualidade do ar, especialmente em áreas urbanas, diminuir a exposição dos transportadores a substâncias nocivas e estimular o uso racional de combustíveis, a ação já atendeu cerca de 60 mil transportadores e realizou mais de 2,9 milhões de avaliações veiculares, com cerca de 90% de aprovação.

 

POLUIÇÃO DO AR

A poluição do ar é, segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), uma das mais graves ameaças à qualidade de vida. O Estado de São Paulo enfrenta uma situação particularmente preocupante por deter cerca de 40% da frota automotiva do país.

 

 

 

Publicidade

Veja também