Frota em PP chega a 167,6 mil veículos em 2018

Aumento de 2,9% registrado em um ano foi maior do que o crescimento populacional (0,68%); para especialista, “cidade precisa se adequar”

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 28/04/2018
Horário 09:09
Marcio Oliveira - Comparativo dos últimos dois meses de fevereiro mostra ganho de 5.043 veículos em PP
Marcio Oliveira - Comparativo dos últimos dois meses de fevereiro mostra ganho de 5.043 veículos em PP

Entre 2016 e 2017, o aumento da frota veicular de Presidente Prudente foi superior ao crescimento populacional do município. No período mais antigo, em fevereiro, a frota era de 157.892 veículos, tendo saltado no ano seguinte para 162.596, acréscimo de 2,9%. Já a população, de acordo com a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi de 223.749 para 225.271 pessoas, registrando elevação bem inferior, de 0,68%, no comparativo. Já para este ano, foram contabilizados 5.043 veículos, alcançando em fevereiro um total de 167.639, incluindo automóveis, caminhões e ônibus, conforme o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

A especialista em trânsito, Luciane Napolitano, aponta que o aumento segue a tendência nacional, mas a cidade precisaria se adequar à chegada cada vez mais frequente dos novos veículos, uma vez que Prudente passa por momentos “complicados” no trânsito, quando as principais avenidas e a área central tornam-se um problema para o motorista. Ela acrescenta que o fenômeno pode também estar relacionado à facilidade encontrada pelas pessoas no momento da aquisição de um carro, além de ser reflexo de uma era em que famílias, por necessidade, têm mais do que um veículo na garagem.

Ainda segundo o Denatran, em nível de comparação, a 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, com sede em Prudente, seguiu a tendência de crescimento, já que no mesmo período de um ano, a frota veicular foi de 535.269 para 552.808, aumento de 3,27%. Em Prudente, por exemplo, o destaque fica para a categoria automóvel, que em 2017 tinha 92.345 carros, que passaram para 94.915. Os caminhões apresentaram aumento de 11 unidades, ao subirem de 4.077 para 4.088. Já os ônibus ganharam dez novos carros, ao passarem de 894 para 904 unidades. Em nível de informação, Prudente teve o total de 167.639 veículos, sendo que a população estimada do município, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2017, é de 225.271 pessoas.

Conforme a especialista em trânsito, tal crescimento já era esperado, pois o Brasil segue tal tendência, e reflete, por exemplo, a vontade da população de migrar do transporte coletivo para o particular e individual. “O transporte público, não apenas de Prudente, mas de forma geral, tem sido alvo de reclamações por parte dos brasileiros e deixaram de atender aos anseios da população. Com isso, essa parcela busca comodidade e conforto, tudo o que os veículos particulares oferecem”, lembra.

Além disso, Luciane destaca a facilidade para obter financiamentos nos dias de hoje, o que “dificilmente” ocorria há alguns anos, além de mencionar a necessidade que diversas famílias encontram na hora da locomoção, o que gera a necessidade de ter-se mais de um veículo por casa. “Com tudo isso, acredito que nossa cidade precisa se adequar ao novo trânsito, que já enfrenta situações delicadas. Em horários de pico, as pessoas precisam buscar rotas alternativas para fugir de pontos que ficam inviáveis”. Dentre os locais, ela destaca a área central de Prudente e as principais avenidas, como a Brasil e Manoel Goulart.

 

Aumento na procura

Conforme o gerente de vendas da Ford V. Muchiutt, Danilo Pinheiro Carnelossi, é “visível” o aumento na procura, principalmente por veículos seminovos na concessionária, o que faz com que a média de veículos vendidos siga entre 70 e 80 unidades ao mês há pelo menos um ano. “Aqui os seminovos saem muito mais que os novos. Em fevereiro de 2017, o total vendido foi um pouco maior do que fevereiro deste ano. A pequena queda é justificada pelo número menor de dias no mês passado em relação a fevereiro do ano passado”. Danilo lembra que o mês de março, até o dia 29, já contabilizava a venda de 73 carros.

Já na Liane Veículos, conforme o gerente Paulo Jordão Amorielli, o mês de fevereiro de 2018 representou um aumento em 29% na venda de veículos novos e 22% de crescimento nos seminovos e, com isso, representam o valor expressivo de carros na cidade. “Não temos os números exatos, pois o sistema dá o acompanhamento em porcentagem, mas avalio a situação como positiva. A procura tem crescido cada vez mais e dentre os fatores, estão novas marcas que chegam e ganham o mercado, além da confiança do consumidor para com o setor que tem crescido cada vez mais”, salienta. A expectativa na loja é que o ano corrente feche com vendas 40% melhores do que 2017.

Publicidade

Veja também