Funcionários do Itesp organizam protesto na Praça Nove de Julho

“O manifesto é feito anualmente, mas o governo do Estado responde que não há recursos para atender as reivindicações", relata Leite Neto.

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 28/04/2015
Horário 09:19
 

Os funcionários da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) de Presidente Prudente realizarão um ato público na quinta-feira, às 14h, na Praça Nove de Julho. De acordo com João Leite Neto, vice-diretor de Esportes e Cultura da Afitesp (Associação de Funcionários do Interior da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo) na cidade, a ação deverá reunir cerca de 200 funcionários do Pontal do Paranapanema e contará ainda com o apoio de assentados da região. "Entre as reivindicações, estão reajuste salarial e melhorias no plano de carreira", informa o diretor.

Os funcionários declaram defasagem salarial referente ao período de julho de 2001 a setembro de 2004, que representa perda de 33,62%, somado ao índice de 2014 que é de 6,65%. Segundo a Assessoria de Imprensa da Afitesp, a associação "vem amargando prejuízos acumulados e evidenciam o descaso do governo do Estado com os trabalhadores", relata em nota. Na pauta de reivindicações está a reposição salarial de 40,27%; aumento de 100% do vale-alimentação/refeição; licença-maternidade de 180 dias; e reformulação urgente do PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Salários).

A data-base da categoria foi março e, até o momento, não foi firmado nenhum acordo. "O manifesto é feito anualmente, mas o governo do Estado responde que não há recursos para atender as reivindicações", relata Leite Neto.

A categoria está em "estado de greve" – alerta para possível paralisação –  desde o final de novembro do ano passado, após uma Assembleia Geral Ordinária da Associação. Mesmo após a ação, ainda não há nada definido sobre a greve. "Deveremos organizar outra assembleia, futuramente, para definirmos se vamos paralisar", relata.

Questionada sobre o caso, a Assessoria de Imprensa do Itesp informa que "não poupa esforços para implantar melhorias voltadas aos servidores. A fundação tem adequado os salários de acordo com os valores praticados no mercado público". A Assessoria de Imprensa do órgão diz ainda que "entre 2001 a 2014, foi concedido um reajuste salarial de 102,2%. De 2010 a 2014, o aumento foi de 51,45% e a inflação de 26,73%. A instituição aguarda liberação de aumento de 6,65%, referente à inflação do período - março de 2014 a fevereiro de 2015", completa em nota. O Itesp acrescenta que tanto o órgão como a Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania "estão permanentemente abertos ao diálogo com os servidores".
Publicidade

Veja também